Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19288
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mal-estar docente em tempos de pandemia
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Paula Porto
Tutor: Carneiro, Cristiana
Resumen: A presente pesquisa objetiva realizar uma análise qualitativa com embasamento psicanalítico do mal-estar docente em tempos de pandemia da COVID-19. A nova realidade proporcionada pelo novo coronavírus, responsável pela difusão da pandemia do COVID-19, trouxe mudanças significativas nas relações sociais e no campo da educação, acarretando novas formas de organização pedagógica. Professoras e professores vivenciaram uma mudança brusca em suas rotinas, principalmente pelo uso do ensino remoto e, consequentemente, novas condições de trabalho foram implementadas. Tais condições desconsideravam as lacunas de condições trabalhistas, estruturais e até formativas que já eram presentes no sistema educacional e que já eram fontes de mal-estar para estes profissionais. Diante disso, busca-se compreender se houve um aumento no mal-estar docente a partir da análise das transcrições dos áudios de entrevistas individuais realizadas com nove professores da educação básica realizadas no período de janeiro de 2021, a partir das 3 fontes de mal-estar relatadas por Freud (1930): o mal-estar com a natureza; o mal-estar com o governo/sistema e o mal-estar com a civilização, onde foi possível perceber que houve um aumento no mal-estar e sofrimento destes profissionais mediante às novas condições de trabalho e a nova realidade proporcionada pela pandemia da COVID-19.
Materia: COVID-19 (Doença)
Professores
Mal-estar
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 26-jul-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BARBOSA, Paula Porto. Mal-estar docente em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PBarbosa.pdf231.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.