Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19292
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo do comportamento dos aços inoxidáveis 304L e 316L e aço carbono em salmoura de cloreto de potássio
Autor(es)/Inventor(es): Jacob, Diego Nogueira
Cunha, Gabriele de Azevedo
Tutor: Carvalho, Ladimir José de
Tutor : Reznik, Leila Yone
Resumen: A salmoura de cloreto de potássio utilizada para a produção de cloro e hidrogênio pode ser corrosiva sob determinadas condições. Uma vez que os dados existentes na literatura sobre o grau de corrosividade desta salmoura são escassos, decidiu-se caracterizar o poder corrosivo deste fluido sobre os aços inoxidáveis AISI 304L e 316L e também sobre o aço carbono AISI 1020. Desta forma, conduziram-se experimentos em laboratório, na temperatura ambiente (25°C) e em regime estático. Os experimentos foram feitos em células eletroquímicas e em triplicata sendo submersos na salmoura três corpos de prova de cada material estudado, suspensos por fios de nylon. A agressividade do meio sobre os materiais foi mensurada através de inspeção visual, valores de perda de massa e do cálculo da taxa de corrosão obtida através dos ensaios de decapagem. Foi utilizada a temperatura de 25°C para a solução de decapagem usada na limpeza química dos aços inoxidáveis (HNO3 10% v/v) e para a solução decapante do aço carbono (Solução de Clark) e os resultados obtidos foram explicados através de hipóteses aceitáveis. Baseando-se em premissas razoáveis chega-se a conclusão que se pode usar o diagrama de Pourbaix do cromo e do ferro para estimar em quais valores de pH o metal estará passivado ou não. A corrosão foi extremamente mais intensa no aço carbono em comparação com os aços inoxidáveis 304L e 316L, devido à característica estrutural apresentada pela camada de óxido de ferro.
Materia: Aço
Corrosão
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA FISICA::CORROSAO
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ene-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : JACOB, Diego Nogueira; CUNHA, Gabriele de Azevedo. Estudo do comportamento dos aços inoxidáveis 304L e 316L e aço carbono em salmoura de cloreto de potássio. 2012. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece en las colecciones: Química Industrial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DNJacob.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.