Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19294
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aplicação da metodologia business model generation na construção de modelos de negócios para o aproveitamento de bio-hidrogênio produzido em uma indústria do complexo sucroalcooleiro
Author(s)/Inventor(s): Besso, Elie
Advisor: Barreto, Daniel Weingart
Co-advisor: Pereira Júnior, Nei
Abstract: O crescimento da demanda por inovações é uma realidade em todos os setores da economia. A indústria química se utiliza fortemente da Pesquisa & Desenvolvimento para gerar inovações tecnológicas, contudo, a inovação em modelos de negócios também é capaz de gerar resultados significativos para uma organização. Em 2010, o suíço Alexander Osterwalder compilou a metodologia Business Model Generation (BMG), que visa orquestrar a geração de modelos de negócios inovadores. Um de seus principais benefícios é contribuir para a construção e implementação de inovações que não dependam necessariamente da criação de novas tecnologias. Para ilustrar a aplicação desta metodologia, será apresentado o estudo de caso da indústria HC SucroQuímica, cujo objetivo primordial é construir novos modelos de negócios para o aproveitamento de bio-hidrogênio. Por fim, será feita uma análise das principais vantagens e desvantagens de cada modelo através da análise SWOT.
Keywords: Inovação
Modelos de negócio
Bio-hidrogênio
Indústria
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BESSO, Elie. Aplicação da metodologia business model generation na construção de modelos de negócios para o aproveitamento de bio-hidrogênio produzido em uma indústria do complexo sucroalcooleiro. 2012. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EBesso.pdf713.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.