Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19371
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Meios consensuais de resolução de conflito: reflexões acerca do sigilo no novo arcabouço jurídico normativo brasileiro da mediação
Author(s)/Inventor(s): Silva, Julia Morais e
Advisor: Gomes, Luiz Cláudio Moreira
Abstract: O Novo Código de Processo Civil brasileiro surgiu com o escopo de reformulação de um sistema processual moroso e em crescente descontentamento dos que dele se valem, buscando adotar mecanismos em prol do mandamento constitucional da razoável duração do processo. Dessa forma, finalmente concede atenção aos meios consensuais de resolução de conflitos, re legados ao longo dos anos pela forte cultura de litigiosidade emanada pelo método jurisdicional de tratamento dos litígios. Concomitante ao código, também entra em vigor a lei n. 13.140 de 2015 como marco legal da mediação no Brasil. Os instrumentos de res olução de conflito, já consolidados em muitos países do mundo, finalmente ganham espaço em terras tupiniquins. À vista disso, buscamos tecer algumas reflexões trazidas pelo novo arcabouço no que tange especialmente à mediação, inclusive no almejo de mostra r que a necessidade de adoção desses mecanismos vai além dos fundamentos de uma crise paradigmática da Justiça numa sociedade cada vez mais dinâmica e multifacetada, revelando se adequado por suas próprias características. Nesse sentido, a mediação é regid a por princípios específicos e um deles nos chamou atenção por suas peculiaridades, qual seja, o princípio da confidencialidade. Assim, buscamos analisar os desdobramentos que o sigilo recebe nesse contexto e como o princípio desenvolve se nos caminhos par a uma sociedade mais pacífica.
Keywords: Mediação
Lei n. 13.140
Métodos Alternativos
Métodos Consensuais
Meios Autocompositivos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Julia Morais e. Meios consensuais de resolução de conflito: reflexões acerca do sigilo no novo arcabouço jurídico normativo brasileiro da mediação. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMSilva.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.