Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19386
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A situação do trabalho informal na atual conjuntura econômica brasileira: uma análise da deterioração das condições de trabalho em um momento de crise financeira
Author(s)/Inventor(s): Inácio, Luíza de Oliveira
Advisor: Maccalóz, Salete Polita
Abstract: O referido tema foi escolhido pelo grande aumento do setor informal no país, principalmente percebido n o final dos anos 90. Em virtude desse fenômeno, que verifica se estar intimamente ligado às mudanças nas relações de trabalho geradas por uma configuração de mundo globalizado, é possível identificar uma precarização das condições de trabalho, por muito tempo tão ovacionada. A presente monografia visa fomentar a atual discussão existente acerca da proteção dos direitos dos trabalhadores e até que ponto sua falta de salvaguarda pode inferir na estrutura econômica brasileira. A partir destas considerações buscamos, neste tema, não apenas depreender a estrutura do mercado de trabalho, analisando suas mudanças e como o desemprego se manifesta numa nação, mas as consequências que um Estado de Direito, que deixa de oferecer garantias aos seu trabalhadores, acaba por permitir uma situação de falta de credibilidade e de recessão no país. Em suma, pretende se aqui defender o posicionamento de que o conjunto (a classe trabalhadora) deve ser protegido como forma de incentivar o crescimento econômico e permitir que outro s setores, mesmo com suas deficiências, como o informal, possam vir a ganhar força e serem uma alternativa aparente neste momento de crise econômica e social.
Keywords: Dignidade
Precarização
Condições
Trabalho
Setor
Informal
Dignity
Precariousness
Conditions
Work
Sector
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: INÁCIO, Luíza de Oliveira. A situação do trabalho informal na atual conjuntura econômica brasileira: uma análise da deterioração das condições de trabalho em um momento de crise financeira. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOInácio.pdf817.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.