Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19417
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Contribuições da indústria 4.0 para implementação de modelos de negócios circulares no setor fashion: um estudo de caso de uma marca brasileira
Author(s)/Inventor(s): Oliva, Rafaela
Advisor: Lima, Thiago Gomes de
Abstract: O mercado de moda contribui para a economia do país, além de ser um dos setores que mais emprega no mundo. O Brasil possui a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, desde a produção das fibras até o varejo do vestuário. Porém é preocupante o grande impacto ambiental que o setor ocasiona. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da indústria 4.0 para implementação de modelos de negócios circulares no setor fashion, portanto, foi realizado um estudo de caso de uma marca brasileira. Através de uma abordagem qualitativa e exploratória, analisou-se 26 cases do setor globalmente que serviram de inspiração para propostas de aplicação em uma marca brasileira que preza pela sustentabilidade. Foi possível identificar que as iniciativas estão concentradas em maior parte na etapa “uso e fim dos produtos” do Ciclo de Valor da Moda (18 casos). O atributo de circularidade de maior recorrência foi o “geração de resíduos” (18 casos), seguido pelo de “uso eficiente dos recursos” (16 casos). Sobre as tecnologias habilitadoras, percebe-se que a maior parte do setor não faz uso de nenhuma delas (13 casos) e as mais adotadas foram “inteligência artificial, processamento de dados (big data) e computação em nuvem (cloud computing)” (7 casos) e “manufatura digital” (7 casos). Portanto, este trabalho apresenta 13 propostas de oportunidades com fins circulares, nas 5 etapas do Ciclo de Valor da Moda, considerando o uso das 6 tecnologias habilitadoras citadas neste trabalho, em especial o usa da tecnologia RFID, para garantir que todos os produtos sejam reconhecidos automaticamente em instalações de reciclagem.
Keywords: Moda
Economia circular
Indústria 4.0
Sustentabilidade
Fashion
Circular economy
Industry 4.0
Sustainability
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVA, Rafaela. Contribuições da indústria 4.0 para implementação de modelos de negócios circulares no setor fashion: um estudo de caso de uma marca brasileira. 2022. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROLIVA.pdf979.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.