Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19440
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caravana: um RPG LATAM de pensamento decolonial
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Victor Amorim Abreu
Orientador: Peixoto, Irene de Mendonça
Resumo: Análise das problemáticas associadas ao racismo e colonialismo eurocêntrico no conteúdo do icônico Dungeons & Dragons, que, evoluindo com as décadas, molda a cada edição o padrão dos RPGs de mesa, sendo consumido por milhões de jogadores mundialmente. Observação de comportamentos tóxicos de parte da comunidade, especialmente a presença extrema direita em meio ao hobby, assim como análise da ascensão do sul global nos RPGs a partir de novas tecnologias e da disposição colaborativa. Síntese com a proposta de elaboração de um sistema de RPG de mesa desenvolvido a partir de um ideal decolonial de pensamento, seguindo em contrapelo à lógica predominante de temas colonialistas que predominam nesta mídia. Assim, o objeto produzido a partir deste trabalho buscará não apenas criar um jogo para diversão lúdica coletiva, senão também provocar uma reflexão ou ao menos intrigar o público de RPG que conhece apenas as narrativas eurocêntricas proporcionadas por sistemas convencionais do gênero de fantasia medieval.
Palavras-chave: Racismo
Colonialismo
Rpgs
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Set-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Victor Amorim Abreu. Caravana: um RPG LATAM de pensamento decolonial. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual -Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAAPereira.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.