Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19448
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Koslinski, Mariane Campelo | - |
dc.contributor.author | Justino, Rayara de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T18:04:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
dc.identifier.citation | JUSTINO, Rayara de Almeida. Relatos de uma experiência de pesquisa com o uso de instrumentos de observação e questionários contextuais na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19448 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Questionários | pt_BR |
dc.subject | Controle de processo | pt_BR |
dc.title | Relatos de uma experiência de pesquisa com o uso de instrumentos de observação e questionários contextuais na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bhering, Eliana Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Muanis, Maria Comes | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho está inserido dentro de um estudo mais amplo intitulado: “Políticas escolares e práticas em sala associados à aprendizagem de crianças” que observou processos em sala associados ao desenvolvimento das crianças durante a pré-escola na rede municipal do Rio de Janeiro. Este trabalho é um recorte dessa pesquisa mais ampla e objetiva relatar a experiência com o uso de dois instrumentos específicos de observação de sala nas turmas préescolares da rede municipal do Rio de Janeiro: a (Early Childhood EnvironmentRating Scale) –(ECERS-3) criada nos Estados Unidos para avaliar a qualidade de ambientes de Educação Infantil através de observação in loco de sala (HARMS,2013) e o (Classroom Assessment Scoring System)-(CLASS PRE-K), cujo protocolo de coleta de dados prevê a gravação das rotinas dentro de regras pré-determinadas ou, alternativamente, observação in loco. (PIANTA; LA PARO; HAMRE;2008). Posteriormente, pretendeu-se, comparar e pontuar vantagens e desvantagens observadas na experiência com o uso de questionários contextuais enviados a diretores e professores das turmas de pré-escolas, da observação da qualidade dos ambientes de sala a partir do ECERS-3 in loco e gravação a partir do Class Pre- K, considerando três parâmetros de comparação: taxa de resposta, custo financeiro e tempo para aplicação e treinamento. Esta monografia faz parte de uma pesquisa longitudinal desenvolvida entre 2017 e 2018 em uma amostra aleatória de 46 escolas (140 turmas e 2700 crianças) da rede municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa coletou dados contextuais das escolas a partir de questionários enviados para todos os diretores e professores das pré-escolas da amostra de 46 escolas e a partir de instrumentos de observação, aplicados para uma subamostra das 140 turmas do estudo. Sendo este o material de análise desta monografia. Quanto aos questionários contextuais utilizados nessa experiência, pontuam-se como vantagens: o menor custo financeiro, maior agilidade na coleta e avaliação, e uma alta taxa de resposta. E como desvantagens: a possibilidade de os membros da escola fornecer a resposta que consideram mais adequada e não a realidade. Já os instrumentos observacionais, pontuam-se como desvantagens: o tempo e o alto custo para compra de material, treinamento, aplicação e codificação, e possível constrangimento e não consentimento dos docentes. Contudo, são os instrumentos mais ideais para compreender a qualidade dos ambientes, em especial, a qualidade de processo das escolas. Além disso, dialogam com os documentos norteadores da qualidade da EI. Esta monografia buscou responder aos seguintes questionamentos: Quais as principais similaridades dos instrumentos ECERS-3 e CLASS PRE-K, e como dialogam com os documentos e diretrizes da EI no Brasil? b) Quais as vantagens e desvantagens de utilizar questionários contextuais e diferentes instrumentos de observação para captar a qualidade dos ambientes na pré-escola? c) O que os diferentes instrumentos revelam sobre a qualidade dos ambientes, e quais foram capazes de captar as variações da qualidade dos ambientes em salas de pré-escola no contexto da rede municipal do Rio de Janeiro? | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RJustino.pdf | 458.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.