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dc.contributor.advisorKoslinski, Mariane Campelo-
dc.contributor.authorJustino, Rayara de Almeida-
dc.date.accessioned2023-01-05T18:04:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:43Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.identifier.citationJUSTINO, Rayara de Almeida. Relatos de uma experiência de pesquisa com o uso de instrumentos de observação e questionários contextuais na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19448-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectQuestionáriospt_BR
dc.subjectControle de processopt_BR
dc.titleRelatos de uma experiência de pesquisa com o uso de instrumentos de observação e questionários contextuais na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bhering, Eliana Maria-
dc.contributor.referee2Muanis, Maria Comes-
dc.description.resumoO presente trabalho está inserido dentro de um estudo mais amplo intitulado: “Políticas escolares e práticas em sala associados à aprendizagem de crianças” que observou processos em sala associados ao desenvolvimento das crianças durante a pré-escola na rede municipal do Rio de Janeiro. Este trabalho é um recorte dessa pesquisa mais ampla e objetiva relatar a experiência com o uso de dois instrumentos específicos de observação de sala nas turmas préescolares da rede municipal do Rio de Janeiro: a (Early Childhood EnvironmentRating Scale) –(ECERS-3) criada nos Estados Unidos para avaliar a qualidade de ambientes de Educação Infantil através de observação in loco de sala (HARMS,2013) e o (Classroom Assessment Scoring System)-(CLASS PRE-K), cujo protocolo de coleta de dados prevê a gravação das rotinas dentro de regras pré-determinadas ou, alternativamente, observação in loco. (PIANTA; LA PARO; HAMRE;2008). Posteriormente, pretendeu-se, comparar e pontuar vantagens e desvantagens observadas na experiência com o uso de questionários contextuais enviados a diretores e professores das turmas de pré-escolas, da observação da qualidade dos ambientes de sala a partir do ECERS-3 in loco e gravação a partir do Class Pre- K, considerando três parâmetros de comparação: taxa de resposta, custo financeiro e tempo para aplicação e treinamento. Esta monografia faz parte de uma pesquisa longitudinal desenvolvida entre 2017 e 2018 em uma amostra aleatória de 46 escolas (140 turmas e 2700 crianças) da rede municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa coletou dados contextuais das escolas a partir de questionários enviados para todos os diretores e professores das pré-escolas da amostra de 46 escolas e a partir de instrumentos de observação, aplicados para uma subamostra das 140 turmas do estudo. Sendo este o material de análise desta monografia. Quanto aos questionários contextuais utilizados nessa experiência, pontuam-se como vantagens: o menor custo financeiro, maior agilidade na coleta e avaliação, e uma alta taxa de resposta. E como desvantagens: a possibilidade de os membros da escola fornecer a resposta que consideram mais adequada e não a realidade. Já os instrumentos observacionais, pontuam-se como desvantagens: o tempo e o alto custo para compra de material, treinamento, aplicação e codificação, e possível constrangimento e não consentimento dos docentes. Contudo, são os instrumentos mais ideais para compreender a qualidade dos ambientes, em especial, a qualidade de processo das escolas. Além disso, dialogam com os documentos norteadores da qualidade da EI. Esta monografia buscou responder aos seguintes questionamentos: Quais as principais similaridades dos instrumentos ECERS-3 e CLASS PRE-K, e como dialogam com os documentos e diretrizes da EI no Brasil? b) Quais as vantagens e desvantagens de utilizar questionários contextuais e diferentes instrumentos de observação para captar a qualidade dos ambientes na pré-escola? c) O que os diferentes instrumentos revelam sobre a qualidade dos ambientes, e quais foram capazes de captar as variações da qualidade dos ambientes em salas de pré-escola no contexto da rede municipal do Rio de Janeiro?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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