Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19455
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A relevância do social learning na internet em atividades formais e informais com o advento da Covid-19
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Leila Cristina de Oliveira
Orientador: Philyppis Junior, Nikiforos Joannis
Resumo: O objetivo da pesquisa é retratar o contexto e as aplicações do Social Learning (SL, Aprendizagem Social) por meio da Internet após o advento da Covid-19 que acelerou um processo tido como “novo normal”. É conscientizar a pessoa como um ser proativo do SL, a custo mínimo. E que essa visão relacione a teoria do SL com a prática da Cultura de Internet Segura (CIS) e da Ciência Aberta (CA), desconstruindo preconceitos tecnológicos, paradigmas da desinformação e dos fakes. É buscar saber o que é Metaverso, reciclado e revalidado por um Marketing que induz à ideia de uma Quinta onda da Web, junto à uma nova super velocidade 5G de transmissão e processamento de dados, potencializando ainda mais a Internet of Things (IoT, Internet das Coisas) e Inteligência Artificial. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), dispositivos mobile e suas ferramentas se inserem cada vez mais em realidade aumentada e interação halográfica. Presentes em tempo integral e em tudo que a pessoa utilize ou consuma, a pessoa precisa ser mais conscientizada de que é um agente proativo por natureza e por meio do SL, em seu próprio benefício e do bemcomum. SL por meio das redes digitais é um ato de cidadania por tornar acessível a informação; possibilitar a liberdade de expressão de ideias; prestar solidariedade; dar melhores condições de reação às organizações em contextos cada vez mais difíceis de prever; conectar diversidade e conhecimento validado tanto pela modelagem como pela experiência própria etc. O que o SL consciente na Internet oferece pode abranger gestão de recursos em geral, o que envolve a sustentabilidade do planeta por Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Um breve histórico sobre o desenvolvimento tecnológico e das práticas na Web corroboram com o entendimento do SL e suas vantagens competitivas individuais e organizacionais. O espírito de superação e liderança são destaques e remetem a análises comportamentais e capacitações em vista da pretendida segurança, satisfação, sentido da vida e resultados. Propósitos, valores e condições humanas conflitadas durante o período de protocolos de isolamento enquanto nas mãos estão o acesso à informação e a autonomia que o SL oferece, pois dinamiza o conhecimento, otimiza tomadas de decisão e propicia produtividade com flexibilidade. A metodologia de pesquisa é a proposta por Vergara (2014). Quanto aos objetivos ou fins, a pesquisa é descritiva; quanto aos procedimentos ou meios, é bibliográfica; quanto à forma de abordagem, é qualitativa, de forma a escolher um estudo de caso e ordenar as informações analisadas para obtenção das respostas ao problema da pesquisa. Dessa forma, esse trabalho poderá contribuir para o entendimento de fenômenos intitulados “novo normal”, Metaverso e trabalho híbrido, podendo servir de base para pesquisas futuras com um maior aprofundamento de estudos mediante a provável exponencial e rápida evolução em todas as Áreas de Conhecimento e transformação social. E uma nova visão: a relação Social Learning-Cultura Internet Segura-Ciência Aberta.
Palavras-chave: Aprendizagem social
Internet
Covid-19
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERNANDES, Leila Cristina de Oliveira. A relevância do social learning na internet em atividades formais e informais com o advento da Covid-19. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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