Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19457
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel da indexação na categorização da transexualidade e travestilidade
Autor(es)/Inventor(es): Tomaz, Lucas Bento Oliveira dos Santos
Orientador: Felipe, Carla Beatriz Marques
Resumo: A presente pesquisa contextualiza os estudos de gênero e o contexto de pessoas transexuais e das travestis. Consequentemente, esclarece os sistemas de organização do conhecimento e destaca a indexação como um instrumento desses sistemas. Apresenta as plataformas da BRAPCI e da Minerva levando em consideração a forma como os profissionais da informação optaram por fazer a recuperação de obras que abordam vivências trans. Essa pesquisa qualifica-se como pesquisa bibliográfica, documental e descritiva com abordagem qualitativa e possui como objetivo geral identificar como a indexação influencia na recuperação da informação acerca de estereótipos de gênero. Para tal, foi necessário averiguar como ocorre a indexação nos sistemas e se os termos que representam os documentos estão em conformidade com a literatura sobre estudos de gênero e verificar se os termos estão de acordo com o Tesauro Para Estudo de Gênero e Sobre Mulheres e o Tesauro Sobre Orientação Sexual e Identidade de Gênero. Diante disso, constata-se que não houve retorno de nenhum documento que se utilizasse de termos pejorativos, da mesma forma que os Tesauros concordam com a literatura acerca das políticas de indexação. Por fim, é clara a necessidade de melhorias na forma de indexar os termos referentes aos transexuais e travestis.
Palavras-chave: Indexação
Transgênero
Travestis
BRAPCI
Base Minerva
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TOMAZ, Lucas Bento Oliveira dos Santos. O papel da indexação na categorização da transexualidade e travestilidade. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBOSTomaz.pdf330.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.