Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19459
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Marianna Zattar Barra-
dc.contributor.authorSouza, Regina Maria de-
dc.date.accessioned2023-01-05T22:13:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:43Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Regina Maria de. Pós-verdade e cidadania: as ações das bibliotecas públicas para a promoção da competência em informação. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19459-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecas públicaspt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titlePós-verdade e cidadania: as ações das bibliotecas públicas para a promoção da competência em informaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196pt_BR
dc.contributor.referee1Senna, Ana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8811350010905340pt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756978802063379pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral verificar a ação das bibliotecas públicas, no contexto da pós-verdade, a partir das 12 missões-chave da biblioteca pública (Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas 1994) para a promoção da competência em informação. Apresenta como justificativa a dificuldade de acesso aos documentos que abordam a ação das bibliotecas públicas em relação à cidadania num contexto de pós-verdade, além de servir como estratégia em que se visualiza a importância das bibliotecas públicas como um espaço de transformação e inclusão social. É apresentado o contexto da pós-verdade e, em seguida, no referencial teórico são abordados tópicos sobre Desinformação; Bibliotecas Públicas; Cidadania e Competência em Informação, visando o desenvolvimento da pesquisa e apresentação dos temas através de autores renomados. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória e o delineamento adotado foi a pesquisa bibliográfica, para isso, foram utilizadas fontes bibliográficas relacionadas ao tema da pesquisa. Apresenta como campo de pesquisa as Bibliotecas Públicas do Estado do Rio de Janeiro e como população as seguintes bibliotecas: Biblioteca Parque Estadual (Centro/RJ); Biblioteca Parque de Manguinhos; Biblioteca Parque de Niterói; Biblioteca Parque da Rocinha; Biblioteca Municipal Leonel Brizola (Duque de Caxias/RJ); Biblioteca Municipal Cial Brito (Nova Iguaçu/RJ); Biblioteca – Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro/RJ) e Biblioteca Euclides da Cunha (Rio de Janeiro/RJ). A amostra deu-se a partir da receptividade e resposta dos funcionários das bibliotecas escolhidas como população. O estudo coletou dados por meio de um questionário em formato eletrônico respondido pelos funcionários das bibliotecas e, em seguida, foi feita uma análise quali-quantitativa do conteúdo. A partir da análise de dados e resultados obtidos, foi possível identificar as ações das bibliotecas públicas participantes da pesquisa e concluiu-se que as bibliotecas púbicas têm um papel significativo no combate e prevenção à desinformação e aos efeitos do fenômeno da pós-verdade, e também contribui para a competência em informação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMSouza.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.