Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19459
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Pós-verdade e cidadania: as ações das bibliotecas públicas para a promoção da competência em informação |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Regina Maria de |
Orientador: | Ribeiro, Marianna Zattar Barra |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral verificar a ação das bibliotecas públicas, no contexto da pós-verdade, a partir das 12 missões-chave da biblioteca pública (Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas 1994) para a promoção da competência em informação. Apresenta como justificativa a dificuldade de acesso aos documentos que abordam a ação das bibliotecas públicas em relação à cidadania num contexto de pós-verdade, além de servir como estratégia em que se visualiza a importância das bibliotecas públicas como um espaço de transformação e inclusão social. É apresentado o contexto da pós-verdade e, em seguida, no referencial teórico são abordados tópicos sobre Desinformação; Bibliotecas Públicas; Cidadania e Competência em Informação, visando o desenvolvimento da pesquisa e apresentação dos temas através de autores renomados. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória e o delineamento adotado foi a pesquisa bibliográfica, para isso, foram utilizadas fontes bibliográficas relacionadas ao tema da pesquisa. Apresenta como campo de pesquisa as Bibliotecas Públicas do Estado do Rio de Janeiro e como população as seguintes bibliotecas: Biblioteca Parque Estadual (Centro/RJ); Biblioteca Parque de Manguinhos; Biblioteca Parque de Niterói; Biblioteca Parque da Rocinha; Biblioteca Municipal Leonel Brizola (Duque de Caxias/RJ); Biblioteca Municipal Cial Brito (Nova Iguaçu/RJ); Biblioteca – Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro/RJ) e Biblioteca Euclides da Cunha (Rio de Janeiro/RJ). A amostra deu-se a partir da receptividade e resposta dos funcionários das bibliotecas escolhidas como população. O estudo coletou dados por meio de um questionário em formato eletrônico respondido pelos funcionários das bibliotecas e, em seguida, foi feita uma análise quali-quantitativa do conteúdo. A partir da análise de dados e resultados obtidos, foi possível identificar as ações das bibliotecas públicas participantes da pesquisa e concluiu-se que as bibliotecas púbicas têm um papel significativo no combate e prevenção à desinformação e aos efeitos do fenômeno da pós-verdade, e também contribui para a competência em informação. |
Palavras-chave: | Bibliotecas públicas Competência em informação Desinformação Cidadania |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 25-Jul-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOUZA, Regina Maria de. Pós-verdade e cidadania: as ações das bibliotecas públicas para a promoção da competência em informação. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RMSouza.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.