Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Sandro Tôrres de-
dc.contributor.authorTrigo, Natália Guimarães-
dc.date.accessioned2023-01-10T17:26:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:43Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationTRIGO, Natália Guimarães. Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19474-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfluenciadorespt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectMagazine Luizapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleMascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalupt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Burrowes, Patricia Cecilia-
dc.contributor.referee2Cardoso, Mônica Machado-
dc.description.resumoNesta monografia, busca-se compreender e analisar o emprego das mascotes digitais na publicidade brasileira atual, visto que são ao mesmo tempo símbolos e porta-vozes das marcas, influenciadoras virtuais e chatbots de atendimento. Dessa forma, a pesquisa apresenta uma contextualização a respeito de mascotes, tanto tradicionais quanto digitais, além de conceitos e teorias a respeito do aparelho formal de enunciação, interação e inteligência artificial, para que se possa melhor assimilar o papel das mascotes digitais. Por fim, toma-se como referência a personagem Lu, pertencente à empresa varejista Magazine Luiza e atualmente a influenciadora virtual mais seguida no mundo, para ser analisada em um estudo de caso através da metodologia da autonetnografia. Com a aplicação da metodologia em interações reais entre a autora e a personagem, o estudo analisa, então, o comportamento e atuação da mascote Lu.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NTrigo.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.