Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19475
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Comparação do perfil antropométrico e consumo alimentar de idosos com e sem hipertensão arterial sistêmica autorreferida de unidades básicas de estratégia saúde da família do município de Macaé/RJ
Author(s)/Inventor(s): Ramos, Ingryd Oliveira da Silva
Advisor: Ferreira, Célia Cristina Diogo
Abstract: Introdução: Considerado um problema e saúde publica, a Hipertensão Arterial (HAS) é uma enfermidade crônica degenerativa que atinge grande parte da população, principalmente os idosos. Objetivo: Comparar o perfil antropométrico e o consumo alimentar de idosos com e sem hipertensão arterial sistêmica autorreferida atendidos em Unidades Básicas de Saúde da Estratégia Saúde da Família do município de Macaé. Metodologia: Estudo transversal realizado com idosos, de ambos os sexos. Foi aplicado um questionário para investigação socioeconômica, prática de atividade física e de presença de doenças crônicas, além de um questionário de frequência alimentar e realização de avaliação antropometria. As variáveis antropométricas utilizadas foram IMC para determinação do estado nutricional, o perímetro da panturrilha (PP) para avaliação do risco nutricional e o perímetro do pescoço (PPes) e perímetro da cintura (PC) para risco cardiovascular. O consumo alimentar foi analisado pelo programa DIET PRO. Aplicou-se o teste qui-quadrado adotando-se o nível de significância de 5%. Resultados: Foram avaliados 266 idosos, dos quais 197 indivíduos autorreferiram HAS. A maioria dos idosos hipertensos e não hipertensos era do sexo feminino, tinham idade entre 60-69 anos, era aposentada com renda de até 2 SM, tinham escolaridade até o ensino fundamental, era casada, morava acompanhada e não praticavam atividade física. Em relação ao IMC a maior parte dos idosos hipertensos apresentou obesidade (36,5%), enquanto que nos idosos não hipertensos, 37,7% apresentou eutrofia. Com relação ao PP, 91,9% dos hipertensos e 92,8% dos não hipertensos não apresentaram risco nutricional. De acordo com o PC, 71,1% dos idosos hipertensos apresentaram risco muito elevado e por PPes 68% apresentaram risco para doenças cardiovasculares. Já entre os idosos não hipertensos, 50,7% por PC apresentou risco muito elevado e por PPes 60,9% se encontrou com risco cardiovascular. O consumo alimentar médio de ambos os grupos apresentou-se elevado de proteínas e inadequada no consumo de gorduras saturadas, cálcio e potássio, além de um consumo inadequado de magnésio e fibras alimentares pelo sexo masculino. Conclusão: A maior parte dos idosos estudados eram hipertensos, com inadequações antropométricas e dietéticas. Desta forma, tornam-se necessários o monitoramento do estado nutricional e a adoção de medidas intervencionais de nutrição para melhoria da saúde e qualidade de vida destes idosos.
Keywords: Idoso
Hipertensão arterial
Estado nutricional
Ingestão de alimentos
Aged
Hypertension
Nutritional status
Eating
Qualidade de Vida
Quality of Life
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICA
Production unit: Instituto de Alimentação e Nutrição
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RAMOS, Ingryd Oliveira da Silva. Comparação do perfil antropométrico e consumo alimentar de idosos com e sem hipertensão arterial sistêmica autorreferida de Unidades Básicas de Estratégia Saúde da Família do município de Macaé/RJ. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Campus Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2018.
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IOSRAMOS.pdf670.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.