Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19483
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Práticas inovadoras de gestão de pessoas no setor público brasileiro: análise de iniciativas premiadas em um concurso nacional
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Cezar Figueiredo
Advisor: Faria, Maria de Fátima Bruno de
Abstract: O paradigma global marcado pelo acirramento das relações, alta competitividade e constantes mudanças tecnológicas tornam essenciais a valorização da inovação, não somente no ambiente privado como também no setor público. Ainda que autores procurem analisar as inovações que ocorrem no ambiente público, existem poucos estudos na literatura científica nacional que tratem de inovações voltadas para a gestão de pessoas. O presente estudo teve como objetivo principal identificar práticas de gestão de pessoas no setor público que ganharam reconhecimento como sendo inovadoras no Concurso Inovação no Setor Público da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Foi realizada pesquisa qualitativa descritiva, através da análise documental das últimas quinze edições do referido concurso. Inicialmente, caracterizou-se o Concurso de Inovação, bem como foram relacionadas as inovações premiadas no período citado. Em seguida, identificaram-se os objetivos e os aspectos de gestão de pessoas envolvidos nas iniciativas, bem como os motivos pelos quais foram consideradas inovadoras, os fatores indutores de inovação, os públicos-alvo, as barreiras de implementação e os principais resultados e consequências da inovação. Ainda que as premiações evidenciem que a geração de iniciativas inovadoras em gestão de pessoas no setor públicos se encontre em um estágio de desenvolvimento, superando ainda antigos arcabouços do que é e o que faz a área de gestão de pessoas nas organizações, os relatos das experiências contribuem para as organizações, uma vez que servem como inspiração para a mudança organizacional pública. Verificou-se também que os principais fatores indutores de inovação são provenientes de duas vertentes: as de ordem interna à organização em questão e as de ordem externa, corroborando com a literatura científica na área acerca da classificação de indutores de inovação. Além disso, as iniciativas demonstraram tratar aspectos múltiplos de gestão de pessoas simultaneamente, em graus diferentes de influência e importância, sinalizando a complexidade da área.
Keywords: Serviço público
Gestão de pessoas
Inovação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERNANDES, Cezar Figueiredo. Práticas inovadoras de gestão de pessoas no setor público brasileiro: análise de iniciativas premiadas em um concurso nacional. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CFFernandes.pdf360.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.