Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19484
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Engajamento e teletrabalho: uma análise dos efeitos da adoção do home office, em tempos de COVID-19, sobre o engajamento de estagiários da graduação em Administração da UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Silva, Daminiqui Nascilio da Conceição
Advisor: Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani
Abstract: A pandemia da Covid-19 influenciou diversas mudanças, entre elas a adoção do home office pelas organizações. Estudos demonstram que essa ação gerou efeitos não somente sobre o modo de operação dessas, mas também sobre aspectos relacionados aos trabalhadores. Visto a importância do engajamento no trabalho e a sua relação com o ambiente e o indivíduo, identificou-se a necessidade de o estudar em meio a um novo contexto. Com essa finalidade, mapeou-se as dimensões e alguns dos antecedentes do engajamento no trabalho e, através de um questionário, foram analisados os efeitos da migração para o home office em meio a pandemia sobre ele. A partir da sua aplicação sobre um grupo de universitários do curso de administração da UFRJ, que tiveram a modalidade de trabalho de seus estágios alterada durante esse período atípico, foi possível observar que o engajamento, de maneira geral, sofreu efeitos negativos. Contudo, os resultados também indicam que alguns de seus antecedentes foram beneficiados com as mudanças geradas pela adoção do home office.
Keywords: Home Office
Teletrabalho
Pandemia
COVID-19
Estagiários
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Daminiqui Nascilio da Conceição. Engajamento e teletrabalho: uma análise dos efeitos da adoção do home office, em tempos de COVID-19, sobre o engajamento de estagiários da graduação em Administração da UFRJ. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DNCSilva.pdf356.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.