Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.contributor.authorCoutinho, Amanda Simões-
dc.date.accessioned2023-01-13T18:34:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:44Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Amanda Simões. Mal-estar docente: diálogo entre a teoria e as vozes do cotidiano docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19492-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMal-estarpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.titleMal-estar docente: diálogo entre a teoria e as vozes do cotidiano docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Cristiana-
dc.contributor.referee2Cerdas, Luciene-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como principal objetivo compreender quais são as causas que levam os professores ao mal-estar docente. Para isso, foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa, inicialmente, em dois bancos de dados, CAPES e da SciElo, a fim de analisar como a temática do mal-estar é retratada nas produções acadêmicas. Para dialogar com os artigos, Esteve (1999) e Paschoalino (2009) também foram usados como fonte teórica. Posteriormente, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, que completou o uso de dois instrumentos, um questionário e uma entrevista semiestruturada realizada com duas professoras da Rede Pública do Rio de Janeiro, com o intuito de aproximar os docentes e ouvir suas vozes em relação a temática em questão. A análise das produções possibilitou compreender que o mal-estar está ligando a fatores que envolvem as mudanças e cobranças sociais, à relação professor-aluno e o acúmulo de tarefas a partir das demandas impostas pela sociedade. Nas falas das entrevistadas ficaram evidenciadas que a violência no entorno das escolas, a falta de apoio, os baixos salários e a falta de infraestrutura das escolas levam ao mal-estar docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACoutinho.pdf344.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.