Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19492
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Amanda Simões | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T18:34:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Amanda Simões. Mal-estar docente: diálogo entre a teoria e as vozes do cotidiano docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19492 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mal-estar | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.title | Mal-estar docente: diálogo entre a teoria e as vozes do cotidiano docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.referee2 | Cerdas, Luciene | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como principal objetivo compreender quais são as causas que levam os professores ao mal-estar docente. Para isso, foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa, inicialmente, em dois bancos de dados, CAPES e da SciElo, a fim de analisar como a temática do mal-estar é retratada nas produções acadêmicas. Para dialogar com os artigos, Esteve (1999) e Paschoalino (2009) também foram usados como fonte teórica. Posteriormente, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, que completou o uso de dois instrumentos, um questionário e uma entrevista semiestruturada realizada com duas professoras da Rede Pública do Rio de Janeiro, com o intuito de aproximar os docentes e ouvir suas vozes em relação a temática em questão. A análise das produções possibilitou compreender que o mal-estar está ligando a fatores que envolvem as mudanças e cobranças sociais, à relação professor-aluno e o acúmulo de tarefas a partir das demandas impostas pela sociedade. Nas falas das entrevistadas ficaram evidenciadas que a violência no entorno das escolas, a falta de apoio, os baixos salários e a falta de infraestrutura das escolas levam ao mal-estar docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACoutinho.pdf | 344.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.