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http://hdl.handle.net/11422/19504
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Luiz Claudio dos Santos | - |
dc.contributor.author | Collin, Bruno Castro | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T18:07:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19504 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Teoria crítica | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Escola de Frankfurt | pt_BR |
dc.title | Ensino de química e preconceito: apontamentos à luz da teoria crítica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5192030653483429 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6228409008648836 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Viviane Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1229963402809254 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Raoni Schroeder Borges | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7872803951931243 | pt_BR |
dc.description.resumo | No panorama da literatura educacional recente, não são poucas as pesquisas que têm como proposta discutir, de várias perspectivas conceituais e enfoques, a questão do preconceito. No que diz respeito ao ensino escolar de Química, é possível localizar, na literatura especializada, trabalhos que discutem contextos sociais complexos articulados a partir da abordagem pedagógica de conceitos químicos e da formação docente. Citamse como exemplo as questões do cotidiano e ensino de Química, as estratégias CTS, as assimetrias escolares e as dificuldades de aprendizagem, a formação docente, para focar os mais densamente abordados. Apesar da relevância e da inequívoca correlação com as formações sociais, o preconceito ainda é tema de frequência relativa baixa em trabalhos na área, muito embora venha ganhando atenção recente. Nesse sentido, merece destaque o livro Os preconceitos e a química, de autoria de Mariza Magalhães, tomado neste trabalho como objeto de investigação. A partir de uma pesquisa de natureza bibliográficodocumental, analisamos criticamente a opção pedagógica da autora para tratar do tema preconceito e ensino de química, nela apontando o que se insinua como limitações conceituais, na medida em que tal abordagem parece se contentar com os aspectos cognitivos do preconceito. Importa-nos tensionar essa escolha, baseados nas noções de preconceito tais quais se fundamentam na Teoria Crítica. Argumentamos com isso que, embora o preconceito se oponha ao processo de conhecer e mesmo o deforme, a aquisição cognitiva não é, por si só, suficiente para aniquilar as formas sociais preconceituosas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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