Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19504
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Ensino de química e preconceito: apontamentos à luz da teoria crítica |
Autor(es)/Inventor(es): | Collin, Bruno Castro |
Tutor: | Ribeiro, Luiz Claudio dos Santos |
Resumen: | No panorama da literatura educacional recente, não são poucas as pesquisas que têm como proposta discutir, de várias perspectivas conceituais e enfoques, a questão do preconceito. No que diz respeito ao ensino escolar de Química, é possível localizar, na literatura especializada, trabalhos que discutem contextos sociais complexos articulados a partir da abordagem pedagógica de conceitos químicos e da formação docente. Citamse como exemplo as questões do cotidiano e ensino de Química, as estratégias CTS, as assimetrias escolares e as dificuldades de aprendizagem, a formação docente, para focar os mais densamente abordados. Apesar da relevância e da inequívoca correlação com as formações sociais, o preconceito ainda é tema de frequência relativa baixa em trabalhos na área, muito embora venha ganhando atenção recente. Nesse sentido, merece destaque o livro Os preconceitos e a química, de autoria de Mariza Magalhães, tomado neste trabalho como objeto de investigação. A partir de uma pesquisa de natureza bibliográficodocumental, analisamos criticamente a opção pedagógica da autora para tratar do tema preconceito e ensino de química, nela apontando o que se insinua como limitações conceituais, na medida em que tal abordagem parece se contentar com os aspectos cognitivos do preconceito. Importa-nos tensionar essa escolha, baseados nas noções de preconceito tais quais se fundamentam na Teoria Crítica. Argumentamos com isso que, embora o preconceito se oponha ao processo de conhecer e mesmo o deforme, a aquisição cognitiva não é, por si só, suficiente para aniquilar as formas sociais preconceituosas. |
Materia: | Ensino de química Teoria crítica Preconceito Escola de Frankfurt |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 29-jul-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno Castro Collin.pdf | 3.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.