Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19507
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | “Brinca que nem gente!”: o brincar e as interações na relação entre adultos e bebês na creche |
Autor(es)/Inventor(es): | Ribeiro, Isabella de Moraes |
Tutor: | Arenhart, Deise |
Resumen: | A presente monografia tem por finalidade analisar as interações entre educadoras e bebês nos diversos momentos de rotina e como estas impactam no brincar e nas diferentes expressões corporais dos bebês dentro da creche. A inserção no campo foi possibilitada pela disciplina de Prática de Ensino em Educação Infantil, ministrada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estágio obrigatório e as discussões suscitadas ao longo desta disciplina deram base para a construção de aportes teóricos compreendidos como referenciais. Dentre estes, destacam-se Arenhart, Fochi, Guimarães, Vygotsky, entre outros que dialogam com a temática do brincar e da infância, contribuindo assim para reflexões acerca das interações, do corpo e do brincar dos bebês. O trabalho foi desenvolvido em uma creche municipal do Rio de Janeiro a partir da observação participante e registros no caderno de campo realizados em uma turma nomeada Berçário 2, composta por 25 bebês na faixa etária de 1 a 2 anos. Os resultados indicam que as relações e práticas dos adultos com os bebês são marcadas, dominantemente, pelo controle dos corpos e imposição de rotinas rígidas e rotineiras. No entanto, os bebês brincam, exploram, se expressam a todo instante, tendo o corpo como fator central de linguagem e das interações. O brincar, que é potente e interativo, existe e pulsa a todo instante no chão da creche e precisa ser compreendido não como um momento à parte da rotina, mas como fator que estrutura e direciona todo o planejamento e a prática com os bebês neste contexto. Assim, destaca-se a importância da formação docente para atuar neste segmento e a urgência de repensar as pedagogias que perpassam o cotidiano das creches. |
Materia: | Educação infantil Pedagogia Creches |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 5-dic-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | RIBEIRO, Isabella de Moraes. “Brinca que nem gente!”: o brincar e as interações na relação entre adultos e bebês na creche. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IRibeiro.pdf | 312.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.