Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19512
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise de gerenciamento de risco em um projeto de implementação de cartões pré pago em uma empresa do setor de educação: estudo de caso
Author(s)/Inventor(s): Santos, Yanca Nascimento dos
Advisor: Bittencourt, Renato Nunes
Abstract: As ferramentas de padronização propostas no gerenciamento de projetos, são utilizadas para o alcance e um objetivo final eficiente e eficaz. O uso de uma metodologia dada de processos e técnicas possibilita um comando maior sobre o e a otimização dos recursos empregados. Uma das técnicas utilizadas no que se refere a gestão é o gerenciamento do risco, sendo um tema a ser analisado na hora de montar o seu escopo. O presente trabalho tem como estudo uma análise de gerenciamento de risco em um projeto de implementação de cartões pré-pagos em uma empresa do setor educacional, o estudo detalha e analisa as ferramentas e técnicas utilizadas no gerenciamento de riscos, seus procedimentos e benefícios de acordo com as indicações do PMBOK6 e posteriormente faz um adendo sobre os malefícios da não realização de algumas ferramentas. Um dos principais objetivos deste trabalho é demonstrar a relevância das áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos e seus processos, em especial a parte de gerenciamento de riscos e como a adoção das boas práticas vão impactar no percurso do projeto. A pesquisa é resultado de uma análise documental e pesquisa bibliográfica, além de observação direta e anotações no caderno de campo. O seguinte trabalho encontra-se no formato de estudo de caso, o que ajudou a aprofundar melhor sobre o tema escolhido. No que diz respeito a conclusão do projeto foi utilizado como indicador uma pesquisa de satisfação dentro da empresa, onde pode ser adquirida as opiniões sobre a realização e conclusão, ponderando pontos bons e ruins em relação aos resultados obtidos podemos considerar resultados satisfatórios em relação ao projeto e todos os processos aplicados em relação a ele. No objetivo da pesquisa, apesar de o projeto ter tido uma conclusão satisfatória, a aplicação de todos as boas práticas indicadas pelo PMBOK poderia ter evitado alguns problemas identificados posteriormente pelos usuários do cartão.
Keywords: Gestão de projetos
Gerenciamento de risco
Educação básica privada
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Yanca Nascimento dos. Análise de gerenciamento de risco em um projeto de implementação de cartões pré pago em uma empresa do setor de educação: estudo de caso. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YNSantos.pdf742.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.