Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19533
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ensinando para transgredir: práticas pedagógicas interdisciplinares do pré-vestibular comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM)
Autor(es)/Inventor(es): Aguiar, Leanlia Marinho de
Orientador: Scofano, Reuber Gerbassi
Resumo: Este trabalho monográfico tem como objetivo discutir os pensamentos e as contribuições pedagógicas da autora bell hooks e sua correlação freiriana na educação desenvolvida no curso pré-vestibular comunitário do CEASM, instituição localizada na favela da Maré. Baseada em uma pesquisa bibliográfica, autores essenciais na conversa sobre educação popular, movimentos sociais, educação libertária e pedagogia engajada foram o norte para a reflexão e apontamento de práticas libertárias existentes no curso pré-vestibular que se insere dentro de um contexto de educação não formal. Analisamos como é a organização do curso pré-vestibular, como se desenvolvem as práticas pedagógicas interdisciplinares e, como os temas e debates são essenciais para romper com padrões tradicionais de educação, bem como, juntamente a essas práticas, formar seus educandos de maneira crítica e libertária. Mobilizada por um relato de experiência, a autora deste trabalho narra brevemente sua vivência como aluna do pré-vestibular e, conclui com a refletida importância desse espaço de educação para a sua formação e conclusão no curso de pedagogia.
Palavras-chave: Educação popular
Vestibular
Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Nov-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AGUIAR, Leanlia Marinho de. Ensinando para transgredir: práticas pedagógicas interdisciplinares do pré-vestibular comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAguiar.pdf301.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.