Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19533
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Ensinando para transgredir: práticas pedagógicas interdisciplinares do pré-vestibular comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) |
Autor(es)/Inventor(es): | Aguiar, Leanlia Marinho de |
Orientador: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem como objetivo discutir os pensamentos e as contribuições pedagógicas da autora bell hooks e sua correlação freiriana na educação desenvolvida no curso pré-vestibular comunitário do CEASM, instituição localizada na favela da Maré. Baseada em uma pesquisa bibliográfica, autores essenciais na conversa sobre educação popular, movimentos sociais, educação libertária e pedagogia engajada foram o norte para a reflexão e apontamento de práticas libertárias existentes no curso pré-vestibular que se insere dentro de um contexto de educação não formal. Analisamos como é a organização do curso pré-vestibular, como se desenvolvem as práticas pedagógicas interdisciplinares e, como os temas e debates são essenciais para romper com padrões tradicionais de educação, bem como, juntamente a essas práticas, formar seus educandos de maneira crítica e libertária. Mobilizada por um relato de experiência, a autora deste trabalho narra brevemente sua vivência como aluna do pré-vestibular e, conclui com a refletida importância desse espaço de educação para a sua formação e conclusão no curso de pedagogia. |
Palavras-chave: | Educação popular Vestibular Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 28-Nov-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | AGUIAR, Leanlia Marinho de. Ensinando para transgredir: práticas pedagógicas interdisciplinares do pré-vestibular comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAguiar.pdf | 301.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.