Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19556
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.author | Franklim, Vivia Alves Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T18:06:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.citation | FRANKLIM, Vivia Alves Oliveira. O trabalho do professor diante das dificuldades das crianças que chegam ao 5º ano sem serem alfabetizadas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19556 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O trabalho do professor diante das dificuldades das crianças que chegam ao 5º ano sem serem alfabetizadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz | - |
dc.contributor.referee2 | Baroni, Patrícia | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo compreender como acontecem os processos de Alfabetização e Letramento numa turma de 5º ano do Ensino Fundamental diante das dificuldades das crianças que não estão alfabetizadas. Além disso, essa pesquisa pretende discutir sobre as práticas docentes e as metodologias que são utilizadas em sala de aula pelo professor. Deste modo, para referenciar este estudo foi utilizado autores como Mortatti (2004), Soares (2003), Kleiman (2005), Tfouni (2018) e Colello (2001), dentre outros. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para coletar os dados: a entrevista. Foi estabelecida conversa com professor regente do 5º ano. A partir dessa pesquisa, obtivemos resultados sugeridos sobre a importância das escolhas dos métodos utilizados pelo professor para a leitura e escrita dos alunos. A pesquisa é construída por meio dos conceitos e processos de alfabetização e letramento, e discussões contemporâneas sobre o tema, trazendo à tona a importância das perspectivas atuais de letramento/alfabetização. O estudo permite reflexões sobre a importância da formação continuada para os professores e sobre o como os alunos podem se apropriar da alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VFranklim.pdf | 245.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.