Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19556
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorFranklim, Vivia Alves Oliveira-
dc.date.accessioned2023-01-18T18:06:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:46Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationFRANKLIM, Vivia Alves Oliveira. O trabalho do professor diante das dificuldades das crianças que chegam ao 5º ano sem serem alfabetizadas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19556-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO trabalho do professor diante das dificuldades das crianças que chegam ao 5º ano sem serem alfabetizadaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.contributor.referee2Baroni, Patrícia-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender como acontecem os processos de Alfabetização e Letramento numa turma de 5º ano do Ensino Fundamental diante das dificuldades das crianças que não estão alfabetizadas. Além disso, essa pesquisa pretende discutir sobre as práticas docentes e as metodologias que são utilizadas em sala de aula pelo professor. Deste modo, para referenciar este estudo foi utilizado autores como Mortatti (2004), Soares (2003), Kleiman (2005), Tfouni (2018) e Colello (2001), dentre outros. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para coletar os dados: a entrevista. Foi estabelecida conversa com professor regente do 5º ano. A partir dessa pesquisa, obtivemos resultados sugeridos sobre a importância das escolhas dos métodos utilizados pelo professor para a leitura e escrita dos alunos. A pesquisa é construída por meio dos conceitos e processos de alfabetização e letramento, e discussões contemporâneas sobre o tema, trazendo à tona a importância das perspectivas atuais de letramento/alfabetização. O estudo permite reflexões sobre a importância da formação continuada para os professores e sobre o como os alunos podem se apropriar da alfabetização e letramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VFranklim.pdf245.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.