Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19556
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O trabalho do professor diante das dificuldades das crianças que chegam ao 5º ano sem serem alfabetizadas
Autor(es)/Inventor(es): Franklim, Vivia Alves Oliveira
Orientador: Cerdas, Luciene
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como acontecem os processos de Alfabetização e Letramento numa turma de 5º ano do Ensino Fundamental diante das dificuldades das crianças que não estão alfabetizadas. Além disso, essa pesquisa pretende discutir sobre as práticas docentes e as metodologias que são utilizadas em sala de aula pelo professor. Deste modo, para referenciar este estudo foi utilizado autores como Mortatti (2004), Soares (2003), Kleiman (2005), Tfouni (2018) e Colello (2001), dentre outros. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para coletar os dados: a entrevista. Foi estabelecida conversa com professor regente do 5º ano. A partir dessa pesquisa, obtivemos resultados sugeridos sobre a importância das escolhas dos métodos utilizados pelo professor para a leitura e escrita dos alunos. A pesquisa é construída por meio dos conceitos e processos de alfabetização e letramento, e discussões contemporâneas sobre o tema, trazendo à tona a importância das perspectivas atuais de letramento/alfabetização. O estudo permite reflexões sobre a importância da formação continuada para os professores e sobre o como os alunos podem se apropriar da alfabetização e letramento.
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino fundamental
Aprendizagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Nov-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FRANKLIM, Vivia Alves Oliveira. O trabalho do professor diante das dificuldades das crianças que chegam ao 5º ano sem serem alfabetizadas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VFranklim.pdf245.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.