Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19557
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.author | Machado, Viviane Gonzalez Tubio | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T18:09:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Viviane Gonzalez Tubio. Estratégias do professor ante brincadeiras consideradas “violentas” na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19557 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.title | Estratégias do professor ante brincadeiras consideradas “violentas” na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a importância do brincar da criança e sobre as estratégias do professor a partir da observação dessas brincadeiras e o que há por detrás delas. Docentes da educação básica devem considerar o contexto que o aluno está inserido, que implica em seu cotidiano dentro de sala de aula. Por isso, a construção de uma potente comunidade escolar e uma boa relação aluno/professor estabelecendo o poder do diálogo e confiança são exemplos de estratégias analisadas acerca desse estudo. Algumas crianças que vivem nas realidades das favelas do Rio de Janeiro, por exemplo, podem julgar um ladrão como mocinho e um policial como vilão, e carregam esse fato em suas experiências no dia a dia da escola, as quais entram na observação do professor. Dessa forma, nota-se que a questão da violência perpassa o dia a dia letivo e, os docentes devem assumir uma reflexão de como lidar com esse fato dentro do ambiente escolar e entender o que perpassa através da brincadeira. Mas afinal, qual estratégia os educadores devem tomar nesse tipo de situação? | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VMachado.pdf | 237.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.