Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19557
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarneiro, Cristiana-
dc.contributor.authorMachado, Viviane Gonzalez Tubio-
dc.date.accessioned2023-01-18T18:09:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:47Z-
dc.date.issued2022-08-08-
dc.identifier.citationMACHADO, Viviane Gonzalez Tubio. Estratégias do professor ante brincadeiras consideradas “violentas” na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19557-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.titleEstratégias do professor ante brincadeiras consideradas “violentas” na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância do brincar da criança e sobre as estratégias do professor a partir da observação dessas brincadeiras e o que há por detrás delas. Docentes da educação básica devem considerar o contexto que o aluno está inserido, que implica em seu cotidiano dentro de sala de aula. Por isso, a construção de uma potente comunidade escolar e uma boa relação aluno/professor estabelecendo o poder do diálogo e confiança são exemplos de estratégias analisadas acerca desse estudo. Algumas crianças que vivem nas realidades das favelas do Rio de Janeiro, por exemplo, podem julgar um ladrão como mocinho e um policial como vilão, e carregam esse fato em suas experiências no dia a dia da escola, as quais entram na observação do professor. Dessa forma, nota-se que a questão da violência perpassa o dia a dia letivo e, os docentes devem assumir uma reflexão de como lidar com esse fato dentro do ambiente escolar e entender o que perpassa através da brincadeira. Mas afinal, qual estratégia os educadores devem tomar nesse tipo de situação?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VMachado.pdf237.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.