Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19558
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Desafios para a garantia do direito à educação inclusiva na EJA |
Autor(es)/Inventor(es): | Tártaro, Viviane Cristina |
Tutor: | Moura, Ana Paula Abreu |
Resumen: | O presente trabalho monográfico tem como objetivo discutir os desafios enfrentados na docência nas classes de Educação de Jovens e Adultos com pessoas com deficiência, a partir das falas de professoras que atuam em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos como procedimentos metodológicos: análise documental, levantamento bibliográfico acerca do tema e questionário respondido por professoras que atuam na rede municipal do Rio de Janeiro. O trabalho foi organizado em três capítulos: o primeiro traz um estudo bibliográfico utilizando autores como Mantoan (2003), Glat (2007), Santos (2008) buscamos identificar contribuições para compreendermos a inclusão em educação. O segundo foi constituído a partir da análise documental da legislação direcionada para a área específica, a fim de identificar como os textos legais vêm tratando a temática estudada. E, por fim, o terceiro capítulo, traz as falas dos profissionais que estão inseridos na Educação de Jovens e Adultos com pessoas com deficiência, quando buscamos entender um pouco mais das práticas educativas. Como resultado podemos destacar as leis que pautam a educação para jovens e adultos e a educação especial. Também consideramos a diferença entre a educação inclusiva e a educação especial, tendo a perspectiva dos marcos legais que legitimam os direitos a educação. A partir desse olhar para o direito à educação inclusiva, nas salas da educação de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais foi possível delinear as necessitas e também as dificuldades encontradas por professores regentes e assim pensar como é possível colaborar com algumas estratégias pedagógicas e com base na lei, e também avaliar alguns pontos urgentes que devem ser observados para futuras discussões sobre essa temática, observando essas duas modalidades de ensino que se entrelaçam em muitas salas de aula. |
Materia: | Educação inclusiva Direito à educação Educação de jovens e adultos |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 16-nov-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | TÁRTARO, Viviane Cristina. Desafios para a garantia do direito à educação inclusiva na EJA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VTártaro.pdf | 218.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.