Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19566
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Pré-natal do parceiro: análise documental da iniciativa no âmbito do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Wellington da Silva
Tutor: Brandão, Elaine Reis
Resumen: O presente trabalho tem o objetivo de compreender a estratégia do Pré-Natal do Parceiro, nomeada como “pré-natal masculino” ou “pré-natal do homem”, a qual surgiu após a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, no ano de 2009. A metodologia proposta para tal é a análise documental, a partir da reunião de um conjunto variado de documentos, vídeos, guias, material educativo, de fontes distintas: Ministério da Saúde; Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro; Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Instituto Promundo e; Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro. A reflexão sobre as masculinidades e sobre os determinantes sociais em saúde emolduram a abordagem ao tema do Pré-Natal do Parceiro, sendo que, nesse ponto, examinam-se os dilemas – teóricos e práticos – presentes nas ações de saúde direcionadas aos homens. A análise realizada permitiu a compreensão do tema, o qual sinaliza para o necessário aprofundamento sobre a saúde do homem. Por fim, aponta-se a importância do Pré-Natal do Parceiro, embora tal estratégia necessite, primordialmente, de maior destaque no que tange à capacitação dos profissionais de saúde e a sua divulgação para os usuários do Sistema Único de Saúde.
Materia: Saúde do homem
Paternidade
Pré-natal
Masculinidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-dic-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GONÇALVES, Wellington da Silva. Pré-natal do parceiro: análise documental da iniciativa no âmbito do Rio de Janeiro. 2022. 62 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
WSGoncalves.pdf468.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.