Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Macário-
dc.contributor.authorGandra, Henrique-
dc.contributor.authorAndrade, Leila-
dc.contributor.authorLima, Cabral-
dc.date.accessioned2017-05-12T12:11:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:57Z-
dc.date.issued2002-12-31-
dc.identifier.citationCosta, M. et al. Aplicação de softwares de matemática: um estudo de caso na UFRJ. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 11 p. (Relatório Técnico, 22/02)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1957-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRelatório Técnico NCEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoftware de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleAplicação de softwares de matemática: um estudo de caso na UFRJpt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.resumoApresentamos neste trabalho uma experiência realizada junto ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro na disciplina de Informática Aplicada ao Ensino dispensada em 2002/1. Foi utilizado um conjunto de softwares voltados para o ensino da matemática com o objetivo de ampliar o espaço de sala de aula tradicional através da utilização de novas tecnologias educacionais. O objetivo central é fornecer conhecimentos teóricos e práticos para utilização do computador como ferramenta de apoio à formação, abordando, entre outras coisas, tópicos específicos de aplicação da informática na área escolhida pelo aluno. Através de uma abordagem cognitiva preconizou-se o entendimento da importância do uso de softwares no ensino de matemática, suas facilidades e suas características funcionais. Os softwares foram utilizados via exercícios direcionados a problemas das diversas áreas da matemática, visando sua diversificação na prática do aluno em suas respectivas salas de aula. A experiência aqui relatada durou um semestre, com a turma composta de 26 alunos. O incremento dessas tecnologias no cotidiano dos futuros professores de matemática, também levou em conta a sua utilização em processos remotos de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.citation.issue2202pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22_02_000613435.pdf860.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.