Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/1957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Macário | - |
dc.contributor.author | Gandra, Henrique | - |
dc.contributor.author | Andrade, Leila | - |
dc.contributor.author | Lima, Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-12T12:11:27Z | - |
dc.date.available | 2017-05-14T03:00:11Z | - |
dc.date.issued | 2002-12-31 | - |
dc.identifier.citation | Costa, M. et al. Aplicação de softwares de matemática: um estudo de caso na UFRJ. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 11 p. (Relatório Técnico, 22/02) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1957 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Relatório Técnico NCE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Software de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.title | Aplicação de softwares de matemática: um estudo de caso na UFRJ | pt_BR |
dc.type | Relatório | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos neste trabalho uma experiência realizada junto ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro na disciplina de Informática Aplicada ao Ensino dispensada em 2002/1. Foi utilizado um conjunto de softwares voltados para o ensino da matemática com o objetivo de ampliar o espaço de sala de aula tradicional através da utilização de novas tecnologias educacionais. O objetivo central é fornecer conhecimentos teóricos e práticos para utilização do computador como ferramenta de apoio à formação, abordando, entre outras coisas, tópicos específicos de aplicação da informática na área escolhida pelo aluno. Através de uma abordagem cognitiva preconizou-se o entendimento da importância do uso de softwares no ensino de matemática, suas facilidades e suas características funcionais. Os softwares foram utilizados via exercícios direcionados a problemas das diversas áreas da matemática, visando sua diversificação na prática do aluno em suas respectivas salas de aula. A experiência aqui relatada durou um semestre, com a turma composta de 26 alunos. O incremento dessas tecnologias no cotidiano dos futuros professores de matemática, também levou em conta a sua utilização em processos remotos de aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.citation.issue | 2202 | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios Técnicos e de Pesquisa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
22_02_000613435.pdf | 860,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.