Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/1957
Especie: | Relatório |
Título : | Aplicação de softwares de matemática: um estudo de caso na UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Macário Gandra, Henrique Andrade, Leila Lima, Cabral |
Resumen: | Apresentamos neste trabalho uma experiência realizada junto ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro na disciplina de Informática Aplicada ao Ensino dispensada em 2002/1. Foi utilizado um conjunto de softwares voltados para o ensino da matemática com o objetivo de ampliar o espaço de sala de aula tradicional através da utilização de novas tecnologias educacionais. O objetivo central é fornecer conhecimentos teóricos e práticos para utilização do computador como ferramenta de apoio à formação, abordando, entre outras coisas, tópicos específicos de aplicação da informática na área escolhida pelo aluno. Através de uma abordagem cognitiva preconizou-se o entendimento da importância do uso de softwares no ensino de matemática, suas facilidades e suas características funcionais. Os softwares foram utilizados via exercícios direcionados a problemas das diversas áreas da matemática, visando sua diversificação na prática do aluno em suas respectivas salas de aula. A experiência aqui relatada durou um semestre, com a turma composta de 26 alunos. O incremento dessas tecnologias no cotidiano dos futuros professores de matemática, também levou em conta a sua utilização em processos remotos de aprendizagem. |
Materia: | Software de matemática Educação matemática Educação à distância Estudo de caso |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade de producción: | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
Es parte de: | Relatório Técnico NCE |
Número: | 2202 |
Fecha de publicación: | 31-dic-2002 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | Costa, M. et al. Aplicação de softwares de matemática: um estudo de caso na UFRJ. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 11 p. (Relatório Técnico, 22/02) |
Aparece en las colecciones: | Relatórios |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
22_02_000613435.pdf | 860.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.