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http://hdl.handle.net/11422/19582
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| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Coelho, Letícia Castilhos | - |
| dc.contributor.author | Silva, Letícia Barbosa da | - |
| dc.date.accessioned | 2023-01-20T04:23:54Z | - |
| dc.date.available | 2023-12-21T03:09:48Z | - |
| dc.date.issued | 2021 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Letícia Barbosa da. Reativar, recuperar, resgatar: valorizando a memória da Estação de Ferro Barão de Mauá. 2021. 116 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19582 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Conservação e restauração | pt_BR |
| dc.subject | Reativação | pt_BR |
| dc.subject | História | pt_BR |
| dc.subject | Patrimônio arquitetônico - Preservação | pt_BR |
| dc.title | Reativar, recuperar, resgatar: valorizando a memória da Estação de Ferro Barão de Mauá | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho consiste em um projeto de reativação e intervenção na Estação Ferroviá- ria Barão de Mauá (Leopoldina), Rio de Janeiro. O presente trabalho inicia com uma aborda- gem histórica para melhor compreensão da inserção do trem no Brasil e no Rio de Janeiro, aborda as questões a respeito da valorização do patrimônio histórico cultural de modo a fundamentar a formação de diretrizes de restauro e intervenção para a estação, a fim de propor programas comerciais e culturais no interior da mesma. Este projeto se relaciona à questões urbanísticas da região central, já que a mesma se encontra em uma atual condição de abandono do patrimônio e apagamento da memória, em que o novo toma o lugar do velho sem deixar história para contar. Considerando a reativação da Estação, integrando-a não só como um modal de transportes, mas também como um ponto de confluência onde os indivíduos possam conhecer mais sobre seu passado e ter a oportunidade de fazer parte dele, em uma região altamente movimentada, não só por veículos, mas também por transeuntes, todos os dias. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Arquitetura e Urbanismo | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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