Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1958
Type: Relatório
Title: Padrões de projeto em orientação a objetos: estudos sobre a aplicabilidade de sistemas dedicados a construção e representação de conhecimentos
Author(s)/Inventor(s): Gandra, Henrique
Lima, Cabral
Abstract: Desde o início da década passada a comunidade de software tem reunido esforços em torno da reengenharia e do reuso de software. Os padrões de projeto em sistemas orientados a objeto vêm sendo considerados como uma das melhores estratégias no aprimoramento de projetos de software baseado na idéia de soluções reutilizáveis. Um padrão de projeto direciona-se a um problema de design recorrente que acontece em situações específicas e apresenta uma solução abstrata para esse problema. No entanto, sua aplicação não é simples (posto o custo de complexidade): eles descrevem o problema, a solução (quando aplicável) e suas consequências. Faz-se necessário, portanto, que o projetista aprenda a usar corretamente esses padrões. Estamos atualmente desenvolvendo um modelo de plataforma peer-to-peer, flexível, destinada ao ensino a distância apoiado por computador, onde é possível o acoplamento de sistemas tutoriais inteligentes. No presente trabalho 1, descrevemos um sistema tutorial destinado à aprendizagem de padrões de projeto em sistemas orientados a objeto ( design patterns), de aplicação presencial ou remota. Este sistema, chamado LeSOOP (Learning System of Object-Oriented Patterns) utiliza um processo de diagnóstico contextua! e uniforme visando auxiliar os projetistas de software na correta aplicação dos padrões de projeto em sistemas legados.
Keywords: Padrões de projetos
Ensino à distância
Engenharia de software
Representação do conhecimento
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Production unit: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Issue: 2102
Issue Date: 31-Dec-2002
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GANDRA, H ; LIMA, C. Padrões de projeto em orientação a objetos: estudos sobre a aplicabilidade de sistemas dedicados a construção e representação de conhecimentos. Rio de Janeiro: NCE / UFRJ, 2002. 12 p. (Relatório Técnico, 21/02)
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21_02_000613434.pdf897.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.