Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19643
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estacas hélice contínuas: avaliação de desempenho de métodos semiempíricos para previsão da capacidade de carga de ruptura geotécnica
Author(s)/Inventor(s): Beraldo, Karinna Wenderosck
Advisor: Guimarães, Gustavo Vaz de Mello
Co-advisor: Silva, Lucas Marques Pires da
Abstract: Realizou-se uma análise comparativa entre seis métodos convencionais adotados no Brasil para estimativa de capacidade de carga geotécnica de estacas tipo hélice continua e o método internacional da Federal Highway Administration (FHWA (1999) a partir das considerações de Arcement e Coleman (2002)). Para realizar a comparação também foram utilizados os resultados de nove provas de carga estáticas em estacas hélice contínua, com características geométricas (diâmetro e comprimento) diferentes, implantadas em tipos de solos diversos. Para cada prova de carga apresenta-se a sondagem de reconhecimento do solo com medida de N SPT . Destaca-se que, para obter a carga de ruptura a partir das curvas “carga versus recalque” das estacas foram realizadas extrapolações baseadas no tradicional método de Van Der Veen (1953) e uma função hiperbólica proposta por Silva (2019). Além disso, sempre que possível o critério de ruptura da NBR 6122 (ABNT, 2019) foi empregado. A partir destas metodologias foi realizada uma análise comparativa de previsão versus desempenho, para verificar em cada caso o método semiempírico mais adequado para dimensionamento geotécnico de estacas tipo hélice contínua submetidas a esforços de compressão. Em linhas gerais, observou-se que o método da FHWA (2007) apresentou resultados a favor da segurança em quase todos os casos apresentados e a extrapolação de Van Der Veen (1953) foi a que melhor representou as cargas de ruptura geotécnicas estimadas.
Keywords: Estaca hélice contínua
Geotécnica
Capacidade de carga
Engenharia civil
Continuous flight auger piles
Geotechnical
Bearing capacity
Civil engineering
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BERALDO, Karinna Wenderosck. Estacas hélice contínuas: avaliação de desempenho de métodos semiempíricos para previsão da capacidade de carga de ruptura geotécnica. 2022. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KWBERALDO.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.