Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19647
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A negritude como enredo no carnaval carioca
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Guilherme de Mattos Gonçalves Lima de
Orientador: Coutinho, Eduardo Granja
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem a proposta de analisar a história dos enredos afro, no Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Para tal, será discutida a origem de resistência da festa. Dessa forma, as agremiações serão apresentadas como quilombos modernos. Ainda, será apresentada a problematização do apagamento das vertentes pretas no espetáculo. E como isso, foi influenciado por ideais da Indústria cultural. Contudo, será apresentado como os enredos afros finalmente passaram a ser prestigiados pelas escolas e, consequentemente, seu histórico vencedor. E, por fim, o desfile de 2022, como a edição que resgatou a temática e a elevou ao seu grau máximo de participação, em um só ano. A partir desses pontos, poder-se-á compreender quais as verdadeiras motivações para que haja um número tão reduzido de enredos afros em uma festa de matriz africana
Palavras-chave: Carnaval
Negritude
Samba
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jan-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Guilherme de Mattos Gonçalves Lima de. A negritude como enredo no carnaval carioca. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOliveira.pdf376.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.