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dc.contributor.advisorLeher, Roberto-
dc.contributor.authorAlcantara, Nátaly Barbosa de-
dc.date.accessioned2023-02-01T17:06:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:49Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.citationALCANTARA, Nátaly Barbosa de. A infância e a pandemia de COVID 19: os processos de ensino-aprendizagem e as políticas públicas referentes ao contexto municipal do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19652-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleA infância e a pandemia de COVID 19: os processos de ensino-aprendizagem e as políticas públicas referentes ao contexto municipal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Balbinotti, Hellen-
dc.description.resumoAs ondas negacionistas que tomaram conta do Brasil nos últimos quatro anos encontraram no meio da correnteza uma pandemia. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar ações e omissões dos governos Federal, Estadual e, principalmente, Municipal do Rio de Janeiro nos campos da educação e da infância no período de 2020 a 2021. A base empírica compreende pesquisas bibliográficas, documentos legais, estudos especializados, manifestações sindicais, acrescidas de reportagens da imprensa nacional. A monografia propugna que a pandemia não foi vivida por todos da mesma maneira, já que as famílias de maior poder aquisitivo e com filhos em escolas privadas destinadas às frações de classe de maior faixa de renda, puderam contar com amplo acesso à Internet e com Ensino Remoto síncrono e dinâmico. A maioria da população, contudo, teve de lutar pela sobrevivência em situações de vulnerabilidade social, acentuada perda de meios de vida. Além disso, foi preciso lidar com uma realidade áspera, pois as escolas públicas de seus filhos não tiveram meios de superar a exclusão digital, em decorrência da ausência de políticas públicas compatíveis com a gravidade e a extensão temporal da pandemia. A pesquisa realizada abrangendo a rede municipal e estudos mais amplos permitem concluir que as experiências de educação on-line alcançaram apenas uma parcela restrita de pessoas, colocando na agenda educacional do país imensos desafios para superar o aprofundamento da desigualdade educacional no contexto pandêmico. Realçando a necessidade de Políticas Públicas que possibilitem a busca ativa de estudantes evadidos e medidas educacionais para enfrentar a escolarização desigual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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