Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19655
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLins, Maria Judith Sucupira da Costa-
dc.contributor.authorSardinha, Thaís Couto-
dc.date.accessioned2023-02-01T19:23:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:49Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationSARDINHA, Thaís Couto. A presença da virtude bondade na literatura infanto-juvenil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19655-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectBondadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA presença da virtude bondade na literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoA crise de valores éticos e morais na sociedade contemporânea atinge pessoas de todas as idades, segundo MacIntyre (2001), que atribui à troca da racionalidade pela emoção, o que o filósofo denomina Emotivismo. Essa doutrina se refere à primazia das expressões de preferência, emoção e prazer sobre os paradigmas morais. A literatura é uma das principais fontes de formação das crianças, constituindo-se um meio produtivo para o ensino de valores (Matos, 2014). Considerando essa afirmativa, e diante do problema de ensino-aprendizagem de virtude para crianças, partimos do pressuposto de que uma obra literária pode ser fundamental nesse processo. Faz-se necessário que professores procurem, como parte do processo de Educação Integral, tratar o tema das virtudes, a fim de auxiliar seus alunos a resgatar esses valores morais perdidos. Conforme von Hildebrand (1988) uma das virtudes que se destaca e tem grande importância na vida de cada pessoa é a Bondade. O problema desta monografia é a análise e a compreensão desta virtude na obra clássica Heidi, a Menina dos Alpes (vol. 1 e 2). Nesses livros fica visível que Heidi é uma menina que tem essa virtude presente em suas ações cotidianas com sua família, com os amigos, com quem acabava de conhecer, e ainda os animais. A presente pesquisa teve como objetivo identificar como a virtude Bondade nesta obra pode contribuir para o desenvolvimento emocional e relacional de crianças segundo a perspectiva de Hildebrand, em Atitudes Éticas Fundamentais (1988), e promover o conhecimento e a prática da virtude no mundo de hoje. Foram analisadas as atitudes da protagonista da obra, a saber, Heidi buscando identificar as diferentes características relacionadas à virtude Bondade de acordo com Hildebrand (1988). É apresentada uma sequência de inferências e de incidências no que diz respeito à virtude analisada. Foi discutido como tais características podem contribuir para a formação dos jovens leitores de maneira a resgatar na sua geração a valorização da Ética e da Moralidade. Como fundamentação teórica, além destes autores citados, destacamos Aristóteles (2014), que afirma serem as ações virtuosas louváveis e devem ser aprendidas desde que o ser humano ainda é jovem. Sucupira Lins (2007c) é a filósofa da educação cuja contribuição é relevante nessa monografia. Após uma análise da obra, encontramos 49 exemplos de ações bondosas de Heidi, o que, nos levou a conclusão que estes livros contribuem para que a criança aprenda sobre ética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSardinha.pdf238.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.