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http://hdl.handle.net/11422/19655
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A presença da virtude bondade na literatura infanto-juvenil |
Autor(es)/Inventor(es): | Sardinha, Thaís Couto |
Orientador: | Lins, Maria Judith Sucupira da Costa |
Resumo: | A crise de valores éticos e morais na sociedade contemporânea atinge pessoas de todas as idades, segundo MacIntyre (2001), que atribui à troca da racionalidade pela emoção, o que o filósofo denomina Emotivismo. Essa doutrina se refere à primazia das expressões de preferência, emoção e prazer sobre os paradigmas morais. A literatura é uma das principais fontes de formação das crianças, constituindo-se um meio produtivo para o ensino de valores (Matos, 2014). Considerando essa afirmativa, e diante do problema de ensino-aprendizagem de virtude para crianças, partimos do pressuposto de que uma obra literária pode ser fundamental nesse processo. Faz-se necessário que professores procurem, como parte do processo de Educação Integral, tratar o tema das virtudes, a fim de auxiliar seus alunos a resgatar esses valores morais perdidos. Conforme von Hildebrand (1988) uma das virtudes que se destaca e tem grande importância na vida de cada pessoa é a Bondade. O problema desta monografia é a análise e a compreensão desta virtude na obra clássica Heidi, a Menina dos Alpes (vol. 1 e 2). Nesses livros fica visível que Heidi é uma menina que tem essa virtude presente em suas ações cotidianas com sua família, com os amigos, com quem acabava de conhecer, e ainda os animais. A presente pesquisa teve como objetivo identificar como a virtude Bondade nesta obra pode contribuir para o desenvolvimento emocional e relacional de crianças segundo a perspectiva de Hildebrand, em Atitudes Éticas Fundamentais (1988), e promover o conhecimento e a prática da virtude no mundo de hoje. Foram analisadas as atitudes da protagonista da obra, a saber, Heidi buscando identificar as diferentes características relacionadas à virtude Bondade de acordo com Hildebrand (1988). É apresentada uma sequência de inferências e de incidências no que diz respeito à virtude analisada. Foi discutido como tais características podem contribuir para a formação dos jovens leitores de maneira a resgatar na sua geração a valorização da Ética e da Moralidade. Como fundamentação teórica, além destes autores citados, destacamos Aristóteles (2014), que afirma serem as ações virtuosas louváveis e devem ser aprendidas desde que o ser humano ainda é jovem. Sucupira Lins (2007c) é a filósofa da educação cuja contribuição é relevante nessa monografia. Após uma análise da obra, encontramos 49 exemplos de ações bondosas de Heidi, o que, nos levou a conclusão que estes livros contribuem para que a criança aprenda sobre ética. |
Palavras-chave: | Literatura infantojuvenil Bondade Educação |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 30-Ago-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SARDINHA, Thaís Couto. A presença da virtude bondade na literatura infanto-juvenil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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