Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19665
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A fotodessorção de íons de moléculas orgânicas congeladas na superfície de grãos de poeira: uma análise experimental do acido acético
Other Titles: The ionic fragments photodesorption from acetic acid molecule on circumstellar environments
Author(s)/Inventor(s): Silva, Yanna Carolina Martins da
Advisor: Boechat-Roberty, Heloísa Maria
Abstract: O objetivo deste trabalho foi simular experimentalmente a interação entre fótons energéticos e moléculas de ácido acético — composto já detectado anteriormente nos meios interestelar e circunstelar — congeladas nas superfícies de grãos de poeira que ocorre em envoltórios de estrelas jovens. Esta interação induz alguns processos fotoquímicos, como fotoionização e fotodessorção de íons moleculares do manto de gelo. Os experimentos foram realizados no Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) utilizando fótons com energia na faixa de raios X (525 eV — 560 eV) e a técnica de Espectrometria de Massas por Tempo de Vôo (TOF-MS). O resultado dos experimentos são espectros de canais por intensidade, que podem ser transformados em espectros de massas dos íons dessorvidos do gelo. Os principais íons produzidos foram H+, H2CO+ e CHCO+, onde determinamos o rendimento de dessorção (íons/fóton) de cada espécie, bem como suas rotas de produção. Conhecendo o fluxo de fótons emitidos pela estrela em um ambiente circunstelar e características dos grãos de poeira, podemos obter a taxa de produção desses íons nesses ambientes. Como a abundância de uma molécula depende das taxas de formação, destruição e dessorção, estes resultados mostram o quanto o pro cesso de fotodessorção iônica contribui para o enriquecimento molecular em ambientes circunstelares.
Keywords: Astroquímica
Meio interestelar
Moléculas
Espectrometria de massas por tempo de vôo
Gelos astrofísicos
Luz sincrotron
Raios X
Astrochemistry
Interstellar medium
Molecules
Time-of-flight mass spectrometry
Astrophysical ices
Syncrotron radiation
X-rays
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Production unit: Observatório do Valongo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Mar-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Yanna Carolina Martins da. A fotodessorção de íons de moléculas orgânicas congeladas na superfície de grãos de poeira: uma análise experimental do acido acético. 2017. 101 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Astronomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YCMSilva.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.