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dc.contributor.advisorFereira, Marcia Serra-
dc.contributor.authorSantana, Yasmin Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2023-02-06T18:40:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:11Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationSANTANA, Yasmin Barbosa da Silva. Relações entre a educação ambiental e a Pedagogia em produções veiculadas no EPEA (2001-2019): uma análise curricular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19674-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleRelações entre a educação ambiental e a Pedagogia em produções veiculadas no EPEA (2001-2019): uma análise curricularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Juliana Marsico Correia da-
dc.contributor.referee2Gomes, Maria Margarida Pereira de Lima-
dc.description.resumoO trabalho objetivou investigar como as relações entre a Educação Ambiental (EA) e a Pedagogia têm sido enunciadas na área de Ensino de Ciências. Focalizando os objetivos, referenciais teóricos, metodologias e fontes de estudo, a intenção foi perceber o modo como essas relações produzem ideias sobre a formação de professores para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental. Foram analisados os textos apresentados e publicados nas dez edições (2001-2019) do evento mais importante de pesquisa na área: o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), que ocorre no país bianualmente desde 2001. Na montagem do arquivo, os textos foram categorizados, inicialmente, entre aqueles que abordam o tema Formação de Professores e os que abordam o tema Pedagogia. Posteriormente, os mesmos textos foram categorizados por assuntos/temas: Pesquisa em escola; Pesquisa no curso de Pedagogia; Pesquisa com professor de universidade e/ou de escola; Pesquisa sobre currículo; Pesquisa feita em/a partir de fóruns/ eventos/ propostas/ periódicos; Pesquisa teórica; Pesquisa sobre formação continuada; Pesquisa envolvendo vivência do autor. Na análise, foi observada uma significativa produção acadêmica abordando essas relações. Notou-se a existência de uma preocupação em relação ao meio ambiente na formação do pedagogo, problematizando de que forma este profissional pode contribuir para melhorar o ambiente dentro e fora de sala de aula. Os resultados e conclusões indicaram as escolas e universidades como espações formativos importantes para que os pedagogos abordem a EA como parte dos currículos que ensinam. É nesse contexto que novos paradigmas, currículos contextualizados a aproximações com a EAD e com a Arte são percebidos, por exemplo, como possibilidades de trazer a EA para a formação e o trabalho dos pedagogos. É nele também que termos como ‘EArte’ e ‘Ecopedagogia’ emergem como potentes para pensar as relações entre a EA e a Pedagogia, em um movimento que produz a importância e a ‘necessidade’ de abordar a temática nesses cursos. Isso tem conferido prestígio para a EA tanto como temática de pesquisa quanto como um conteúdo curricular no curso de Pedagogia, assumindo que o pedagogo deveria ser primeiro a abordar essa temática, de forma menos específica, na vida acadêmica dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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