Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19674
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Relações entre a educação ambiental e a Pedagogia em produções veiculadas no EPEA (2001-2019): uma análise curricular |
Autor(es)/Inventor(es): | Santana, Yasmin Barbosa da Silva |
Tutor: | Fereira, Marcia Serra |
Resumen: | O trabalho objetivou investigar como as relações entre a Educação Ambiental (EA) e a Pedagogia têm sido enunciadas na área de Ensino de Ciências. Focalizando os objetivos, referenciais teóricos, metodologias e fontes de estudo, a intenção foi perceber o modo como essas relações produzem ideias sobre a formação de professores para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental. Foram analisados os textos apresentados e publicados nas dez edições (2001-2019) do evento mais importante de pesquisa na área: o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), que ocorre no país bianualmente desde 2001. Na montagem do arquivo, os textos foram categorizados, inicialmente, entre aqueles que abordam o tema Formação de Professores e os que abordam o tema Pedagogia. Posteriormente, os mesmos textos foram categorizados por assuntos/temas: Pesquisa em escola; Pesquisa no curso de Pedagogia; Pesquisa com professor de universidade e/ou de escola; Pesquisa sobre currículo; Pesquisa feita em/a partir de fóruns/ eventos/ propostas/ periódicos; Pesquisa teórica; Pesquisa sobre formação continuada; Pesquisa envolvendo vivência do autor. Na análise, foi observada uma significativa produção acadêmica abordando essas relações. Notou-se a existência de uma preocupação em relação ao meio ambiente na formação do pedagogo, problematizando de que forma este profissional pode contribuir para melhorar o ambiente dentro e fora de sala de aula. Os resultados e conclusões indicaram as escolas e universidades como espações formativos importantes para que os pedagogos abordem a EA como parte dos currículos que ensinam. É nesse contexto que novos paradigmas, currículos contextualizados a aproximações com a EAD e com a Arte são percebidos, por exemplo, como possibilidades de trazer a EA para a formação e o trabalho dos pedagogos. É nele também que termos como ‘EArte’ e ‘Ecopedagogia’ emergem como potentes para pensar as relações entre a EA e a Pedagogia, em um movimento que produz a importância e a ‘necessidade’ de abordar a temática nesses cursos. Isso tem conferido prestígio para a EA tanto como temática de pesquisa quanto como um conteúdo curricular no curso de Pedagogia, assumindo que o pedagogo deveria ser primeiro a abordar essa temática, de forma menos específica, na vida acadêmica dos estudantes. |
Materia: | Pedagogia Educação ambiental Ensino de ciências |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 20-dic-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SANTANA, Yasmin Barbosa da Silva. Relações entre a educação ambiental e a Pedagogia em produções veiculadas no EPEA (2001-2019): uma análise curricular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
YSantana.pdf | 279.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.