Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19682
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Qualidade dos dados dos registros hospitalares de câncer: uma análise dos casos registrados de câncer de mama e de colo do útero no Brasil e grandes regiões entre 2008 e 2016
Autor(es)/Inventor(es): Santos Junior, Édnei César de Arruda
Tutor: Paiva, Natália Santana
Tutor : Silva, Gulnar Azevedo e
Resumen: O câncer de mama e colo do útero tem um peso importante na população feminina no Brasil. Os Registros Hospitalares de Câncer (RHC) são fontes de informações essenciais para a avaliação da assistência oncológica no SUS possibilitando a condução de pesquisas clínicas epidemiológicas e a definição de eixos estratégicos para o planejamento das políticas de saúde e ações de vigilância e controle do câncer no país. Objetivo: Avaliar a qualidade dos dados de câncer de mama e de colo do útero registrados nos RHC para o Brasil e Grandes Regiões, 2008 a 2016. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo avaliativo com base nos dados dos RHC para o Brasil e Grandes Regiões entre 2008 a 2016. Os dados foram coletados no Sistema de Informação de Registros Hospitalares de Câncer (SisRHC) disponibilizados de forma pública pelo Instituto Nacional de Câncer. Utilizou-se o escore de Romero & Cunha para a classificação da qualidade dos dados segundo incompletude e inconsistência. Resultados: As maiores incompletudes foram observadas para as variáveis: TNM, Estadiamento Clínico do Tumor e Estado da doença ao final do tratamento para o Brasil. Dentre as regiões, as maiores proporções de incompletude e inconsistência foram observadas na região Centro-Oeste. As variáveis que se destacaram com os piores graus de completude foram as variáveis TNM e Estadiamento clínico do tumor na região Norte; TNM e Estado da doença ao final do tratamento na região Nordeste; TNM e Escolaridade na região Centro-Oeste; TNM e Escolaridade na região Sudeste e TNM e Estado da doença ao final do tratamento na região Sul para câncer de mama. Para o câncer do colo do útero, os piores graus de completude foram vistos em TNM e Estado da doença ao final do tratamento para o Brasil, TNM e Raça/Cor da pele na região Norte; TNM e Estado da doença ao final do tratamento na região Nordeste; TNM, Estadiamento clínico do tumor e Escolaridade na região Centro-Oeste; TNM e Estado da doença ao final do tratamento para na região Sudeste e TNM e Estado da doença ao final do tratamento na região Sul. Em relação às inconsistências, a maior proporção ocorreu para “Data da primeira consulta < Data do diagnóstico” para o Brasil e Regiões em ambos os cânceres, com exceção da região Norte, que apresentou maior inconsistência em TNM & Estadiamento para câncer do colo do útero. Conclusão: A qualidade dos dados do SisRHC para o Brasil e Grandes Regiões com relação a completude e inconsistência, se mostrou heterogênea entre si, com os piores percentuais localizados na região Centro-Oeste. Contudo, apesar destas limitações, a utilização desta fonte de informação pode oferecer subsídios para a vigilância e controle do câncer no Brasil.
Materia: Melhoria de qualidade
Neoplasias
Registros hospitalares
Sistemas de Informação em saúde
Saúde pública
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-ene-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS JUNIOR, Édnei César de Arruda. Qualidade dos dados dos Registros Hospitalares de Câncer: uma análise dos casos registrados de câncer de mama e de colo do útero no Brasil e grandes regiões entre 2008 e 2016. 2023. 136 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ECASantosjunior.pdf788.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.