Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19688
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Manicômio de Barbacena: fotografia e memória
Autor(es)/Inventor(es): Vasconcelos, Angeline Menezes
Orientador: Mattos, Beatriz Jaguaribe de
Resumo: O objetivo desta monografia é estudar a fotografia documental, no que diz respeito à relação da imagem com a criação de acervos, produção de memória e a promoção do debate público. Para tanto, analisarei as fotografias do episódio de genocídio de pacientes psiquiátricos que ocorreu durante cinco décadas dentro do Hospital Colônia, o Manicômio de Barbacena-Minas Gerais, que dizimou 60 mil pessoas. As imagens da análise foram capturadas pelo fotojornalista Luiz Alfredo Ferreira e veiculadas em primeira mão para a revista O Cruzeiro, em 1961. A monografia partirá das memórias do fotojornalista e de seu acervo fotográfico. Para realização desta análise, são utilizados como base estudos de áreas transdisciplinares, como Michel Foucault, para abordar sobre a loucura, Susan Sontag para pensar sobre a fotografia e Daniela Arbex, para nortear os estudos sobre os casos históricos do Manicômio de Barbacena.
Palavras-chave: Fotografia
Doenças mentais
Memória
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VASCONCELOS, Angeline Menezes. Manicômio de Barbacena: fotografia e memória. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVasconcelos.pdf662.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.