Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19719
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDuarte, Andrea Lima Belfort-
dc.contributor.authorPereira, Pollyanna Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-02-15T11:36:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19719-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleO Brasil e os brasileiros representados nos vídeos da tarefa 1 do exame CELPE-BRAS: descrição e análisept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8480837912430681pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9820584171874602pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Uflacker, Cristina Marques-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6350401315177526pt_BR
dc.description.resumoO Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o único exame brasileiro reconhecido pelo governo federal para certificar proficiência em português língua estrangeira, aplicado regularmente, desde 1998, no Brasil e no exterior. Sendo uma significativa ferramenta linguística e política, no que tange à divulgação da língua portuguesa e da cultura brasileira, e por não haver um expressivo número de pesquisas relacionadas às representações sociais nos materiais audiovisuais utilizados como insumo na Tarefa 1 da parte escrita do exame, o objetivo central deste trabalho é analisar e verificar, por meio de uma pesquisa descritiva, como o Brasil e o povo brasileiro estão representados nos vídeos selecionados para compor o exame. Para tal, foi feito o levantamento do perfil dos participantes (gênero, etnia, faixa etária, ocupação social e outros atributos que se tornarem relevantes), a identificação das fontes dos materiais audiovisuais (programas audiovisuais de canais de televisão públicos ou privados, abertos ou fechados, perfil dos canais e de seu público-alvo, local de produção) e o levantamento dos recortes feitos para a edição da prova. Ao fim, observou-se se os resultados obtidos estão em consonância com a pluralidade do país e de seu povo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Francês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPPereira.pdf942.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.