Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19719
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Duarte, Andrea Lima Belfort | - |
dc.contributor.author | Pereira, Pollyanna Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T11:36:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19719 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.title | O Brasil e os brasileiros representados nos vídeos da tarefa 1 do exame CELPE-BRAS: descrição e análise | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8480837912430681 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9820584171874602 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Uflacker, Cristina Marques | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6350401315177526 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o único exame brasileiro reconhecido pelo governo federal para certificar proficiência em português língua estrangeira, aplicado regularmente, desde 1998, no Brasil e no exterior. Sendo uma significativa ferramenta linguística e política, no que tange à divulgação da língua portuguesa e da cultura brasileira, e por não haver um expressivo número de pesquisas relacionadas às representações sociais nos materiais audiovisuais utilizados como insumo na Tarefa 1 da parte escrita do exame, o objetivo central deste trabalho é analisar e verificar, por meio de uma pesquisa descritiva, como o Brasil e o povo brasileiro estão representados nos vídeos selecionados para compor o exame. Para tal, foi feito o levantamento do perfil dos participantes (gênero, etnia, faixa etária, ocupação social e outros atributos que se tornarem relevantes), a identificação das fontes dos materiais audiovisuais (programas audiovisuais de canais de televisão públicos ou privados, abertos ou fechados, perfil dos canais e de seu público-alvo, local de produção) e o levantamento dos recortes feitos para a edição da prova. Ao fim, observou-se se os resultados obtidos estão em consonância com a pluralidade do país e de seu povo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPPereira.pdf | 942.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.