Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19730
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Quando as almas se movem: leituras de Tempo de amar de Autran Dourado e A confissão de Lúcio de Mário de Sá-Carneiro sob o sortilégio de seus itálicos
Autor(es)/Inventor(es): Messias, Leonardo Silva
Orientador: Faria, Maria Lucia Guimarães de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar usos de construção romanesca semelhantes nas obras Tempo de amar de Autran Dourado e A Confissão de Lúcio de Mário de Sá-Carneiro. Em ambas os livros os protagonistas se veem aturdidos e desorientados perante personagens secundários que, em dado momento da narrativa, se transfiguram em porções intangíveis, contudo presenças que lhes causam algum efeito. O fenômeno necessita ainda, nos dois casos, do auxílio dos recursos tipográficos dos itálicos. Nosso argumento é o de que a matéria das histórias, por sua própria demanda, requer um entrelaçamento formal que mobiliza recursos os mais diversos, sobretudo os itálicos, como se entre essas formas e a fantasmagoria houvesse uma ligação tão fugidia como sua própria expressão.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSMessias.pdf366.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.