Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19734
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A rua e a tela: duas intervenções artísticas de MC estudante nos vagões do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Bruno Côrtes
Advisor: Pires, Carlos Eduardo de Barros Moreira
Abstract: A presente monografia tem por finalidade um estudo de caso de duas intervenções do rapper carioca MC Estudante nos vagões do Rio de Janeiro. Levando-se em consideração a trajetória do artista, a partir da observação de rodas culturais intituladas “batalhas de rima”, bem como da relevância que se confere às plataformas de streaming, foi realizada, em um primeiro momento, uma caracterização das participações de MC Estudante nesses eventos, principalmente nas “Batalhas do Conhecimento”. Após essa primeira parte introdutória, foram analisadas com maior atenção duas intervenções artísticas de MC Estudante ressaltando as diferentes estratégias que o rapper utiliza nos vídeos selecionados. Dessa forma, foram examinados fatores linguísticos, sociais, culturais e artísticos das apresentações. A partir das observações realizadas, a monografia objetivou relacionar o trabalho que MC Estudante desempenha dentro dos coletivos com o “quinto elemento” da cultura hip-hop, essa ser um instrumento de transformação e conhecimento. Nesse sentido, espera-se que esta pesquisa contribua para a sedimentação do rap como um gênero musical relacionado ao saber, ao pensamento crítico, à transformação e, portanto, ao conhecimento.
Keywords: Hip-hop
Cultura popular
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BCGomes.pdf430.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.