Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19736
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A mercantilização da educação superior motivada pela dicotomia neodesenvolvimentista e neoliberal: o caso brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Cambra, Amanda Siciliano
Advisor: Vieira, Wilson
Abstract: Este trabalho teve por objetivo associar a discussão da mercantilização da educação superior no Brasil aos seus regimes econômicos de governo adotados desde o ano de 1995 - neoliberal e novo-desenvolvimentista. A escolha por esse tema se faz importante por conta da escassez de estudos sobre o mesmo, atrelado a uma visão mais histórica e característica, fundamental para seu maior entendimento e rompimentos de padrões nos pensamentos sociais como um todo. Assim, buscou-se primeiramente estudar as particularidades que englobam os dois regimes econômicos, neoliberal e novo-desenvolvimentista, para depois conectá-las a cada momento dos governos brasileiros. Por último, é feito um estudo histórico das políticas de mercantilização da educação superior durante os mesmos governos brasileiros, concluindo que a inserção da educação superior na lógica de mercado nos governos de regime neoliberal (FHC e Temer) permanece nos governos ditos novo-desenvolvimentistas (Lula e Dilma), porém esses últimos se dedicam de forma significativa também às políticas sociais que envolvem o ensino superior e à educação superior pública.
Keywords: Mercantilização
Neoliberalismo
Ensino superior
Brasil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAMBRA, Amanda Siciliano. A mercantilização da educação superior motivada pela dicotomia neodesenvolvimentista e neoliberal: o caso brasileiro. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASCambra.pdf480.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.