Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19739
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O sujeito nulo da diacronia do português brasileiro: a mudança no parâmetro pro-drop em cartas dos séculos XIX e XX
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Crístian Quintanilha
Orientador: Cavalcante, Silvia Regina de Oliveira
Resumo: Pesquisas sobre a sintaxe do português têm demonstrado que o PB apresenta uma gramática característica de línguas de sujeito nulo parcial, com sujeitos preferencialmente expressos e ainda a possibilidade de um sujeito nulo de terceira pessoa do singular com referência indeterminada (GALVES, 1998; CAVALCANTE, 2007; DUARTE, 2018). Este trabalho tem como objetivo mostrar a implementação dessa mudança no parâmetro do sujeito nulo, em um corpus escrito constituído de cartas pessoais dos séculos XIX e XX. Para isso, analisamos a expressão do sujeito ao longo de cinco períodos distintos de tempo em cartas que compõem o Corpus Histórico da Língua Portuguesa (CHLP-HistLing) (https://histling.letras.ufrj.br),, organizado por Célia Lopes (UFRJ), codificamos os dados e utilizamos o programa Goldvarb X (SANKOFF, TAGLIAMONTE E SMITH, 2005) para análise estatística. Os nossos resultados mostram a diminuição nos índices de sujeito nulo ao longo do tempo, além de encontrarmos ocorrência do sujeito nulo de terceira pessoa do singular indeterminado, o que confirma a mudança do PB em direção a uma língua de sujeito nulo parcial.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Sintaxe
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CQFerreira.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.