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dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorNogueira, Elizabeth Pessanha-
dc.date.accessioned2023-02-17T11:50:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19740-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleO papel do agente de apoio da educação especial no município do Rio de Janeiro e como auxiliam na inclusão de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alexandre Palma da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5950130493803442pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada com profissionais de cinco escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro, cujo objetivo foi demonstrar a função dos agentes de apoio da educação especial que atuam no município do Rio e também de buscar respostas para os seguintes questionamentos: Quem são os AAEEs? Qual o seu papel? Qual o público alvo atendido por eles? Como os agentes de apoio auxiliam na inclusão dos alunos com necessidades especiais? E como é feita a inclusão na disciplina de Língua Portuguesa? Para tanto, foi necessário fazer uma entrevista com esses profissionais de apoio, professores de língua portuguesa e profissionais da direção das unidades escolares. Desse modo, esta investigação visa compreender como esses profissionais atuam, quais são as suas práticas pedagógicas e se verdadeiramente tem ocorrido a inclusão conforme a lei determina. Sendo assim, os dados demonstram que a inclusão dos alunos que possuem necessidades especiais no município do Rio de Janeiro, tem acontecido; todavia, a prática escolar ainda precisa ser reavaliada, tanto na questão do planejamento de ensino quanto na questão da adaptação dos materiais escolares, pois, as implicações destas na qualidade do ensino são extremamente relevante para que ocorra a efetivação da inclusão escolar, exigindo um fazer pedagógico que compreenda os problemas na aprendizagem como construções sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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