Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartinhon, Priscila Tamiasso-
dc.contributor.authorRibeiro, William Dias-
dc.date.accessioned2023-02-23T19:16:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:50Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19744-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsteroides anabolizantespt_BR
dc.subjectDopagempt_BR
dc.subjectEnsino científicopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectAbuso de substânciaspt_BR
dc.titleCondições pedagógicas centradas na redução de danos: reflexões sobre o tema gerador anabolizantes no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8628019784070440pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Coelho, Francisco Jose Figueiredo-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7119765838113303pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Victor de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2627716550647880pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Vinicius Motta da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7258554048951410pt_BR
dc.description.resumoDiferentes produtos e substâncias são experienciados pelos jovens, desde alimentos à produtos psicoativos. A atual sociedade de consumo tem cada vez mais influência sobre os jovens e crianças, permitindo infinitas possibilidades de novas experimentações, o que colabora para o aparecimento de práticas abusivas que podem levar a um prejuízo à saúde. Uma das características da sociedade de consumo contemporânea é a crescente importância à aparência corporal. Nas últimas décadas, o corpo tornou-se alvo de uma atenção redobrada com a utilização de diversas estratégias para obter mudança estética, tais como dietas, musculação e cirurgias. Com isso, o uso abusivo de esteroides anabolizantes tem sido crescente e gera preocupação, principalmente com jovens, sendo necessária uma atenção especial para prevenção do uso destas substâncias. A abordagem educativa da Redução de Danos aliada ao ensino de química, se apresenta como um possível caminho pedagógico para trabalhar em sala de aula a temática educação sobre drogas e mais especificamente anabolizantes. Nesse caminho, utilizando como base a educação popular como forma de oportunizar a troca de saberes cotidianos e dialogar com os saberes científicos, uma oficina remota sobre anabolizantes e controle de dopagem foi organizada com membros de uma escola, para discutir e avaliar a partir de reflexões, as possíveis contribuições pedagógicas para um ensino de química mais redutor de danos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUÍMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
William Dias Ribeiro.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.