Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19744
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martinhon, Priscila Tamiasso | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, William Dias | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-23T19:16:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19744 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Esteroides anabolizantes | pt_BR |
dc.subject | Dopagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino científico | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Abuso de substâncias | pt_BR |
dc.title | Condições pedagógicas centradas na redução de danos: reflexões sobre o tema gerador anabolizantes no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0907008554946779 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8628019784070440 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Coelho, Francisco Jose Figueiredo | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7119765838113303 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Victor de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2627716550647880 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Vinicius Motta da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7258554048951410 | pt_BR |
dc.description.resumo | Diferentes produtos e substâncias são experienciados pelos jovens, desde alimentos à produtos psicoativos. A atual sociedade de consumo tem cada vez mais influência sobre os jovens e crianças, permitindo infinitas possibilidades de novas experimentações, o que colabora para o aparecimento de práticas abusivas que podem levar a um prejuízo à saúde. Uma das características da sociedade de consumo contemporânea é a crescente importância à aparência corporal. Nas últimas décadas, o corpo tornou-se alvo de uma atenção redobrada com a utilização de diversas estratégias para obter mudança estética, tais como dietas, musculação e cirurgias. Com isso, o uso abusivo de esteroides anabolizantes tem sido crescente e gera preocupação, principalmente com jovens, sendo necessária uma atenção especial para prevenção do uso destas substâncias. A abordagem educativa da Redução de Danos aliada ao ensino de química, se apresenta como um possível caminho pedagógico para trabalhar em sala de aula a temática educação sobre drogas e mais especificamente anabolizantes. Nesse caminho, utilizando como base a educação popular como forma de oportunizar a troca de saberes cotidianos e dialogar com os saberes científicos, uma oficina remota sobre anabolizantes e controle de dopagem foi organizada com membros de uma escola, para discutir e avaliar a partir de reflexões, as possíveis contribuições pedagógicas para um ensino de química mais redutor de danos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUÍMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
William Dias Ribeiro.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.