Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19744
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Condições pedagógicas centradas na redução de danos: reflexões sobre o tema gerador anabolizantes no ensino de química
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, William Dias
Tutor: Martinhon, Priscila Tamiasso
Tutor : Coelho, Francisco Jose Figueiredo
Resumen: Diferentes produtos e substâncias são experienciados pelos jovens, desde alimentos à produtos psicoativos. A atual sociedade de consumo tem cada vez mais influência sobre os jovens e crianças, permitindo infinitas possibilidades de novas experimentações, o que colabora para o aparecimento de práticas abusivas que podem levar a um prejuízo à saúde. Uma das características da sociedade de consumo contemporânea é a crescente importância à aparência corporal. Nas últimas décadas, o corpo tornou-se alvo de uma atenção redobrada com a utilização de diversas estratégias para obter mudança estética, tais como dietas, musculação e cirurgias. Com isso, o uso abusivo de esteroides anabolizantes tem sido crescente e gera preocupação, principalmente com jovens, sendo necessária uma atenção especial para prevenção do uso destas substâncias. A abordagem educativa da Redução de Danos aliada ao ensino de química, se apresenta como um possível caminho pedagógico para trabalhar em sala de aula a temática educação sobre drogas e mais especificamente anabolizantes. Nesse caminho, utilizando como base a educação popular como forma de oportunizar a troca de saberes cotidianos e dialogar com os saberes científicos, uma oficina remota sobre anabolizantes e controle de dopagem foi organizada com membros de uma escola, para discutir e avaliar a partir de reflexões, as possíveis contribuições pedagógicas para um ensino de química mais redutor de danos.
Materia: Esteroides anabolizantes
Dopagem
Ensino científico
Educação popular
Abuso de substâncias
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUÍMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 15-dic-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
William Dias Ribeiro.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.