Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19746
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Veblen, Minsky e as crises econômicas: uma análise comparativa
Autor(es)/Inventor(es): Drach, Daniel Chaves
Orientador: Kerstenetzky, Jaques
Resumo: A presente monografia se dispõe a descrever as análises de Minsky e Veblen sobre crises econômicas, destacando o papel dos elementos monetários ou pecuniários envolvidos na gestação e desenvolvimento das mesmas. Como objetivo específico, busca-se comparar estes dois corpos teóricos, com vistas a identificar os principais pontos de convergência e divergência que apresentam, em meio as suas bases teóricas distintas. Mostrou-se que ambas as abordagens descrevem as crises como fenômenos endógenos à dinâmica capitalista, que surgem como um resultado da dinâmica dos negócios, sendo fenômenos umbilicalmente ligados à dinâmica monetária e/ou pecuniária. Neste sentido, a despeito de partirem de fundamentos teóricos essencialmente distintos, existe uma relação de compatibilidade e até mesmo complementaridade entre as posições sustentadas por Veblen e Minsky.
Palavras-chave: Crise econômica
Ciclo econômico
Instabilidade financeira
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DRACH, Daniel Chaves. Veblen, Minsky e as crises econômicas: uma análise comparativa. 2013. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCDrach.pdf429.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.